Arquitetura, Design

Interiores Corporativos: O que são?

Nós, do CO STUDIO, estamos imersos no desafio pós-pandemia e na nova era do trabalho, em diversas modalidades e necessidades. Com esses desafios e o trabalho home office, grandes empresas de tecnologia lideram um significativo movimento de retorno ao escritório físico. Neste contexto, entendemos que o mundo da arquitetura e do design de interiores encontra soluções funcionais, eficientes e atraentes para organizações e empresas de diversos ramos do mercado. Esses interiores corporativos precisam ser cada vez mais eficientes e criativos na nossa percepção, pois um espaço com essas características alcança diversas benefícios para o dia a dia dentro desse ambiente. Frisamos também que esse desafio acontece para assim contribuir na produtividade, na cultura corporativa e no bem-estar principalmente dos funcionários e colaboradores de uma organização.


Complementando, os dados recentes mostram que mais da metade dos trabalhadores estão insatisfeitos com o emprego. E diante de tantas causas que podem envolver demandas, cargos e salários, o espaço físico com certeza é um desses problemas enfrentados. Por isso, empresas que buscam uma melhor satisfação de seus funcionários e colaboradores estão cada vez mais recorrendo a serviços cada vez mais qualificados e assertivos para seus espaços de trabalho, como é o caso dos projetos de interiores corporativos.


Mas então, você sabe o que são e como funcionam os projetos de interiores corporativos? Neste texto, você descobrirá com a gente agora. Continue lendo!


O que são Interiores Corporativos? 

Primeiramente, os Interiores Corporativos são ambientes estrategicamente planejados para impulsionar a criatividade, a colaboração e o desempenho dos profissionais. Esses projetos precisam representar a cultura, onde o design e arquitetura se une à funcionalidade para criar espaços que abracem as necessidades do negócio. Ainda mais quando, após a normalização da pandemia e do isolamento social, muitas empresas estão à procura de imóveis corporativos para adaptar seus espaços funcionais e tecnológicos.


Com isso, salas de reunião inovadoras, espaços de convivência e ambientes flexíveis são projetados para atender o que a empresa precisa, adequando-se às mudanças com o tempo. Como crescimento da equipe, atualização da cultura da empresa e modalidade de trabalho (presencial, híbrido, remoto). Além disso, a integração de tecnologia e a atenção ao design contribuem para a construção de locais de trabalho que são eficientes e que representam um ótimo investimento para todos os colaboradores.


Mas como de fato funciona um projeto de interiores corporativo? Continue lendo!

O processo criativo e inteligente de criação dos projetos de interiores corporativos


Como funcionam os projetos de Interiores Corporativos? 

1. Início do projeto


Primeiramente, o ponto de partida para um projeto de interiores corporativo é a compreensão profunda das necessidades da sua empresa. Isso envolve reuniões com os responsáveis e diretores da empresa para discutir objetivos, cultura organizacional, número de funcionários, necessidades de espaço, orçamento e prazos. Por isso, é crucial estabelecer uma visão clara para o projeto nesta fase, a fim de definir as bases para todo o trabalho. Após essa análise inicial de necessidades, é recomendada a contratação de uma empresa especializada em projetos de design de interiores corporativos, que irá transformar essas necessidades em um projeto. 

 

O profissional ou empresa contratada irá na primeira fase do projeto aprofundar melhor as necessidades e problemas trazidos por você e pela sua empresa. Com seu conhecimento técnico, irá documentar todos os requisitos: é o famoso briefing. Aqui no CO STUDIO, nós possuímos algumas ferramentas e metodologias desenvolvidas para a  coleta de briefing. Exemplos disso são questionários com perguntas envolvendo noções básicas de necessidade, aspectos técnicos, percepções e expectativas; workshops e  brainstorms com colaboradores e líderes da empresa, dentre outros. Essa união de metodologias ajuda na coleta mais assertiva, trazendo novas perspectivas e dando margem para registrarmos necessidades que uma só ferramenta não nos entregaria. 


2. Desenvolvimento do projeto

Continuando, após a coleta de informações, a equipe de projeto começa a realizar levantamentos e conceituações. Isso inclui a visita, medição do espaço, o levantamento de necessidades, a identificação de áreas de trabalho, salas de reunião, espaços de convivência e outros elementos. Acima de tudo, é importante que os profissionais contratados façam uma imersão no DNA da empresa, estudando o modelo, o branding e a cultura de seu negócio.

O equilíbrio entre a estética e a funcionalidade é cuidadosamente ponderado, criando um conceito que represente a identidade da empresa e promova o bem-estar dos funcionários. Indica-se que a empresa contratada possua no seu corpo de equipe profissionais com conhecimento não só em design de interiores, mas também de design gráfico, arquitetura e engenharia –
quanto mais multidisciplinar melhor.

 

Você sabe mais sobre como criar ambientes inovadores dentro da sua empresa? Nós temos um artigo com informações bem interessantes desse processo de criação. Clique aqui e confira!

 

2. Finalização do projeto

 

E, uma vez que os desenhos estejam concluídos e aprovados, o projeto passa por uma fase de finalização. Os detalhes finais são cuidadosamente revisados conforme o projeto executivo, para assim começar as obras e instalações. Por fim, encerra-se o projeto em sua última etapa chamada de Projeto Executivo. É neste momento onde todos os desenhos técnicos são produzidos para os fornecedores poderem orçar os produtos especificados no projeto. E, consequentemente, a mão de obra tira a ideia do papel e constrói o projeto no local desejado. Consequentemente, os projetos servirão não só para o orçamento total da obra, mas para a equipe de obra poder executar tudo conforme o que os designers desenharam.

Por isso, na hora de contratar uma empresa de interiores, verifique se ela trabalha somente com projeto ou se também cuida d gerenciamento de obra. Neste caso, a segunda opção é mais indicada e é como fazemos no CO STUDIO. Afinal, com somente uma empresa você coordena todas as etapas da reforma, indo do projeto até a entrega das chaves prontas para você e seus colegas começarem a trabalhar.

 

O espaço de trabalho da sua empresa mais funcional, atrativa e eficiente

Um ambiente tecnólogico em uma paleta azul e branco, com um monitor grande na parede. Um homem em pé de preto apontando para o monitor, enquanto outro homem está sentado no sofá olhando a apresentação.

Projeto do D.Lab FIESC, projeto CO STUDIO de um Laboratório de Inovação para o Observatório da Indústria Catarinense. Foto: Rafael Ribeiro.


Concluindo, a importância de um projeto de interiores corporativos é crucial para o sucesso de uma empresa. Afinal, busca na estética e funcionalidade pontos que vão além da eficiência, a cultura e o bem-estar dentro de uma empresa. Invista em um projeto de interiores corporativos bem planejado para dar um passo significativo em direção à satisfação dos funcionários. Consequentemente, torna-se um ativo valioso para qualquer empresa que busca o melhor em suas operações. 

 

No CO STUDIO, nosso escritório criativo, reconhecemos a relevância desses projetos e estamos comprometidos em fornecer soluções personalizadas que atendam às necessidades exclusivas de cada organização.  Afinal, através de nossa experiência e criatividade, trabalhamos para criar ambientes que inspiram, promovem a colaboração e refletem a identidade da empresa. 

 

Somos um estúdio criativo multidisciplinar com o objetivo de elevar a cultura de empresas até o próximo nível. Com o propósito de integrar estratégia, branding e arquitetura. Então, nós podemos ajudar a sua empresa! 


Quer saber mais? Contate a gente para uma conversa! Por fim, não esqueça de conferir nossas outras matérias no blog. Até a próxima!

Author


Avatar

Douglas Hinckel Faustino

Estudante de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, Escritor e Redator nas áreas de Literatura, Música e Marketing Digital