Projeto Executivo de Vias – Colinas de Camboriú Village
O detalhamento de um projeto executivo de vias é a oportunidade de lançar uma nova dinâmica aos tipos de ruas em um determinado espaço. Estamos sempre abertos a novos desafios, levando em consideração a importância de um desenho em todos os tipos de escala e o que ele representa para o desenvolvimento de um ambiente urbano seguro e sustentável. Idealizar um projeto no âmbito do urbanismo é bastante desafiador, entretanto, não deixa de ser um grande estímulo para integrar os ambientes e acessos das vias, dando o protagonismo ao contato com a natureza e a qualidade de vida do usuário.
O projeto executivo de vias, do loteamento Colinas de Camboriú Village, situa-se no município de Camboriú, na região do Vale do Itajaí em Santa Catarina. Próximo a BR-101, o terreno é cercado por uma significativa vegetação, que garante privacidade e conforto aos futuros moradores do bairro planejado. E levando em foco esses princípios, nós trilhamos, desde o primeiro dia, a idealização e melhoria deste projeto, utilizando a malha urbana pré-estabelecida pelo cliente e já aprovada no município.
Em especial, para nos direcionar ainda mais aos nossos objetivos de detalhamento, utilizamos os diversos conceitos e aprendizados do livro “Cidade Caminhável”, do urbanista e planejador Jeff Speck, que une experiências de cidades para exemplificar que a dinâmica viva dos espaços está ligada ao pedestre como protagonista da reativação, requalificação, animação e integração da rua.
Neste projeto, a prioridade do pedestre e a finalidade de se tornar um bairro planejado eram os norteadores, tendo como benefício o pensamento livre, desenvolvido antes da ocupação, de forma a trazer mais facilidades às pessoas, diminuir o impacto ambiental e aumentar a qualidade de vida dos moradores. E para nos guiar no planejamento eficaz das vias, foram criados sete macro conceitos (físicos e psicológicos ambientais): conectividade, diversidade, segurança, estilo de vida sustentável, habitat natural, inteligência e design.
Com isso, trabalhamos no desenvolvimento e conceituação de uma cidade humana, segura e integrada ao meio ambiente e juntamos as limitações já pré-aprovadas e de normativas, para entregar elementos que contribuíssem para esse objetivo maior; desde os prolongamentos de esquinas (dando destaque ao alargamento das calçadas), hierarquias das vias (locais, coletoras e arteriais) e suas tipologias, assim como o conceito de traffic calmings, chegando até às escolhas de mobiliários urbanos planejados.
O posicionamento dos mobiliários do projeto foi planejado pensando no maior conforto dos moradores. Canteiros, postes de iluminação e arborização foram intercalados no prolongamento das ruas, para trazer uma dinâmica segura e de qualidade, dando atenção aos tamanhos e espécies de árvores adequadas para cada tipologia de via na escala de usuário. Além disso, projetamos um cuidado maior ao posicionamento dos acessos às praças e áreas verdes existentes, aspectos fundamentais para nos aproximarmos ao conceito principal do projeto: Vida Urbana em Meio à Natureza.
A análise da hierarquização de prioridades de usos foi bastante necessária para uma melhor disposição dos fluxos e de equipamentos, dando destaque ao pedestre, seguido dos ciclistas, transportes coletivos e serviços gerais, finalizando com o tráfego de automóveis individuais. Adicionado a isto, outro destaque para o projeto foi a implantação de ciclofaixas nas principais avenidas, dando prioridade aos ciclistas em cruzamentos e rótulas, e trazendo uma importância mais justa, mais inclusiva e mais democrática para o loteamento. Sabemos que o uso da bicicleta traz benefícios à saúde dos moradores, possibilitando o uso desse transporte não poluente e uma relação benéfica ao meio natural do projeto.
Estudamos as diversas possibilidades de pavimentação para o projeto, optando pela utilização de três tipos de pavers: natural, grafite e verde. A escolha pelo material tipo paver favorece a drenagem natural do terreno, já que possuem um ótimo coeficiente de permeabilidade comparado com materiais similares a asfalto. E adicionando aos benefícios, a cor clara predominante nos pavers absorvem menos radiação solar, por consequência armazenam menos calor. Sendo assim, a utilização do paver no loteamento contribuiu para a manutenção dos microclimas e diminuição do aquecimento das vias.
Como resultado, projetamos um loteamento que prioriza a qualidade de vida dos moradores do bairro, trazendo um ótimo contato com a natureza, conectividade e conforto ao pedestre e tráfego de automóveis. Projetamos vias detalhadamente planejadas para uma melhor dinâmica aos seus usuários, destacando-se por escolhas de construção e instalações adequadas para um ambiente seguro e sustentável.
CO STUDIO - Equipe: Lucas Passold, Felipe Rizzon, Ana Júlia Faber, Kelen Juliana Ribeiro Gomes, Douglas Hinckel Faustino.
Embralot
Camboriú, Santa Catarina, Brasil.
2021
CO STUDIO, Embralot.
121.010,13m²
Urbanismo