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Está aberta a seletiva de 3 vagas para interessados(as) em participar de nossas equipes de arquitetura e/ou design. 
– 01 vaga para estudantes de design, design gráfico, design de produto.
– 02 vagas para estudantes de arquitetura e urbanismo.


SOBRE NÓS


Somos um estúdio multidisciplinar focado nas interseções entre arquitetura e design, procurando sempre expandir nossa imaginação e ação para outros temas conforme cada projeto, através do compartilhamento e da cocriação.


Fazemos sempre o nosso melhor para combinar as habilidades de cada membro da equipe para obter resultados cada vez mais completos para nossos clientes. Captamos as essências das empresas, traduzindo seu DNA para os mais diversos meios visuais a fim de provar que uma experiência criativa de design é efetiva e essencial para o crescimento de um negócio.


O ano de 2023 está sendo de muito desenvolvimento para nós e prevemos uma continuação desse ano ainda mais próspero. Nesta caminhada, somos guiados pela paixão, cocriatividade, sinergia e multipotencialidade, valores que são indiscutíveis para nós.

Ah, e não queremos mentir: não existem chefes aqui. Nestes 5 anos de CO STUDIO, formamos uma pequena equipe de profissionais de diferentes áreas que trabalha colaborativamente para transformar grandes ideias em poderosas experiências visuais.



FAÇA PARTE DO TIME


Buscamos pessoa alinhada aos nossos valores, que goste de trabalhar em equipe e tenha paixão por arquitetura e design.


Para desempenhar o papel de estagiário é necessário se identificar com o perfil diversificado do estúdio, ter sede de conhecimento por áreas criativas, estar disposto a ser protagonista do nosso crescimento e também trazer seu conhecimento desenvolvido dentro da faculdade para dentro da equipe.

Para que isso possa acontecer, precisamos de 20h a 30h da sua semana e que você resida na região de Florianópolis. Se trabalharmos juntos, você estará sujeito a todos os tipos de trabalho que se interessar, sendo que no momento terá mais contato com:

– Vaga de Design: Sinalização e Wayfinding, Comunicação Visual para Edificações e Branding.

– Vaga de Arquitetura: Arquitetura Comercial, Arquitetura Corporativa, Arquitetura Residencial Multifamiliar, Paisagismo, Design de Interiores Corporativo e Design de Interiores Residencial.

Aqui você terá a oportunidade de:

 – Trabalhar, ensinar e aprender com uma equipe de personalidades e experiências diversas.

 – Participar de projetos que abrangem áreas além do design e arquitetura.

 – Flexibilizar sua carga horária conforme sua rotina e demanda de projetos para que possamos sempre cocriar juntos.

 – Trabalhar de forma híbrida, na maior parte remota e com encontros presenciais mensais.

 – Receber treinamento constante sobre softwares, metodologias criativas, gerenciamento de projetos, empreendedorismo e obviamente, arquitetura e design gráfico.

 – Participar de todas as etapas de concepção de nossos projetos, desde o primeiro contato com o cliente, até a pós entrega.

 – Participar de cursos de desenvolvimento pessoal com a equipe.

 – Potencializar as suas aptidões e interesses pessoais na rotina de trabalho do estúdio.

 – Folgar no dia do aniversário.

 – Usar as sextas-feiras para se dedicar ao desenvolvimento de novas habilidades e soft skills.

 – Plano de Evolução, com possibilidades de aumentar sua bolsa e responsabilidade conforme seu desenvolvimento anual.

 

Atribuições e responsabilidades da vaga de Design:

 – Comprometimento com seus projetos.
 – Cocriação e interação com a equipe.
 – de 20h a 30h semanais disponíveis.
 – Ter noções de arquitetura e espacialidade será um diferencial
– Ter noções de softwares do pacote Adobe e softwares de renderização será um diferencial.
 – Desejável morar em Florianópolis pois pretendemos voltar ao trabalho presencial em breve.
 – Ter noções de design de produto e design de sinalização será um diferencial.

Atribuições e responsabilidades da vaga de Arquitetura e Urbanismo:

– Comprometimento com seus projetos.
 – Cocriação e interação com a equipe.
 – de 20h a 30h semanais disponíveis.
 – Ter noções de design gráfico e diagramação será um diferencial.
– Ter noções de softwares do pacote Adobe, Enscape e Archicad será um diferencial.
 – Desejável morar em Florianópolis pois pretendemos voltar ao trabalho presencial em breve.


Não se preocupe, mesmo que alguns desses itens não façam parte da sua experiência, teremos um grupo de pessoas ao seu redor para lhe ajudar quando for preciso. Afinal, queremos compartilhar com o mundo o que compartilhamos entre nós.


Aguardamos o seu portfólio lá na nossa caixa de email até o dia 04/09/2023: contato@costudio.art.br

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Notícias

O CO STUDIO é, desde sua origem, um espaço de criações compartilhadas entre arquitetura, design e marketing – três áreas criativas que, apesar de suas especificidades, compartilham backgrounds muitas vezes similares e sempre complementares.

Também faz parte de nossas origens o desejo de compartilhar com o mundo o que compartilhamos entre nós. E, muito recentemente, identificamos em nossa equipe um outro desejo que vai de encontro a esse recém citado: fazer parte de uma rede de pessoas criativas, de diversas áreas, potencializando as trocas, os compartilhamentos, as experiências e impulsionando a economia criativa de nossa cidade.

Foi assim que nasceu a ideia de uma comunidade que unisse e integrasse profissionais das indústrias criativas em prol do desenvolvimento individual de cada membro e, consequentemente, do desenvolvimento coletivo do mercado. Foram necessários alguns encontros e muitas horas investidas para que, juntos, amadurecêssemos essa ideia e transformássemos ela em realidade.

O manifesto que você pode ler abaixo é fruto desse trabalho conjunto da equipe CO STUDIO e expressa com maior profundidade as motivações, o propósito e os objetivos da Comunidade Criativa de Floripa.



A Comunidade Criativa de Floripa é aberta para qualquer pessoa que atue em alguma área do vasto leque de possibilidades da Economia Criativa e resida em Florianópolis. Para participar, é necessário preencher este formulário que direcionará para o grupo do whatsapp onde a comunidade está se consolidando.

Se o que você leu até aqui fez sentido, te esperamos lá!



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Notícias

Passamos os últimos anos sonhando em como seria toda a trajetória e a chegada até este momento. Então hoje, completando três anos de muitos ganhos e aprendizados, vamos aproveitar essa ocasião de alegria e celebração para compartilhar com vocês alguns dos acontecimentos que moldaram a nossa história.

Durante a vida, tendemos a nos aproximar de pessoas que se identificam com nossas ideias e apoiam nossos sonhos. Essa experiência de ter o valor de um sonho compreendido e compartilhado serviu, e ainda serve, como base para a formação do CO STUDIO.

Em 2015, ao se depararem com o final da graduação, dois grandes amigos decidiram explorar soluções para um problema recorrente no cotidiano: a falta de diálogo e interação entre pessoas e empresas de diferentes disciplinas criativas ou áreas técnicas.

Ao redor do mundo, a falta de metodologia e profissionais pouco integrados têm sido responsáveis por entregar respostas falhas ou desconexas – além de custosas e lentas – limitando grandes ideias à partes conceituais segmentadas.

Entendendo ser uma oportunidade para aperfeiçoamento dos serviços de criatividade, os amigos resolveram embarcar neste desafio, juntar forças e conhecer mais pessoas que compartilhavam da mesma vontade.

A missão era aprender com as oportunidades e construir métodos que tornassem mais humanas, divertidas e potentes as interações entre os profissionais criativos e a concretização de suas ideias.

Os ensinamentos de cada uma das pessoas, projetos e empresas que interagiram nesta parte inicial foram fundamentais para a construção dos valores e da cultura do CO. O STUDIO teve a sorte de ser abraçado por pessoas incríveis, que acreditaram no mesmo propósito e alimentaram a busca pela ideia.

No início do ano de 2016, a equipe decidiu que para dar o próximo passo, seria necessário formalizar, escrever e sintetizar as experiências vividas até ali, com o intuito de amadurecimento de uma ideia para um negócio.

O CO STUDIO foi então selecionado, através de um edital do CocreationLab, como uma das melhores ideias de empresa daquele semestre. O Programa tinha como premissa, fornecer conhecimento e network para desenvolvimento do modelo de negócio e da capacidade competitiva das empresas.


 


Foi uma rica e intensa jornada que não só deixou marcas como faz parte do nosso DNA até os dias de hoje. Nesta etapa, nos esforçamos para combinar as habilidades de cada membro da equipe, a fim de obter resultados cada vez mais completos para nossos clientes. Estamos focados em criar metodologias, captar a essência e entregar experiência através de arquitetura, marketing e design.


Descobrimos que “fazer juntos” era nosso segredo. Que os processos criativos quando pensados por pessoas diferentes se complementam e se aprimoram, e que além de fazer juntos, de forma interdisciplinar e co-criativa, nós temos sinergia.
 

Levamos mais algum tempo entre testes, ajustes, erros e acertos até avaliarmos que estávamos prontos para o lançamento oficial da marca CO STUDIO. Temos muito orgulho da nossa história, das amizades e das experiências que constituíram o CO, e por esse motivo resolvemos fixar como aniversário a data de 22 março de 2018, o dia em que nos apresentamos publicamente.

SE TORNANDO UMA EMPRESA


A partir daquele momento o CO deixava de ser um projeto compartilhado entre amigos e se tornou uma empresa onde podemos compartilhar com o mundo o que compartilhamos entre nós.

Desde então o CO STUDIO cresceu como equipe, como proposta, concretizou sonhos, traduziu ideias e materializou valores.



Fez projetos de valor coletivo, reduziu custos e diminuiu prazos de entregas. Nossas interações sempre foram focadas em elevar a experiência humana.

Por isso, aguardamos ansiosamente o dia de hoje para celebrar junto com nossa incrível equipe, amigos, clientes, parceiros e todos que já co-criaram por aqui.

Dedicamos estes 3 anos de história às amizades, a paixão pelo que fazemos e pela busca por um mundo melhor para todos. 

Obrigado pelo carinho, incentivo e confiança de todos vocês, a nossa jornada tem sido incrível graças não só a gente, mas por todos que fizeram parte ou foram tocados pelo nosso trabalho.




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Arquitetura, Notícias

Enquanto não conseguimos ver uma luz no fim do túnel para a resolução da COVID-19 no Brasil, a maioria das empresas já tem a sua estratégia de volta (ou não) ao escritório bem definida para o próximo semestre. A pandemia nos mostrou que é possível realizar o trabalho remoto com produtividade e forçou gerentes a encontrarem maneiras de incentivar seus times das mais diferentes maneiras – receber bolos recheados, cestas de café da manhã e outros agrados por delivery na sua casa pelo seu chefe, se tornou algo bem comum. Apesar da grande maioria das empresas ter sofrido uma recaída econômica por conta da pandemia, uma boa quantidade – principalmente no setor de Tecnologia – está até realizando contratações em série. O fato é que a necessidade e principalmente o custo de manter um escritório para toda a equipe é algo que hoje se tornou muito discutível. Como, então, podemos planejar o retorno gradual ao escritório e quais alternativas podem ser aplicadas em termos de design para o espaço de trabalho pós-pandemia?


Acredito que existam no momento 3 cenários possíveis para a retomada das atividades corporativas: o retorno por completo ao escritório, a implementação do home office em tempo integral ou – o que prevejo que seja o caminho mais adequado – um ponto de equilíbrio entre essas duas alternativas. Então, se você está em fase de reestruturação da sua equipe e desenhando a estratégia de retomada da sua empresa, lhe apresento um pequeno guia para orientação nas suas decisões e soluções de arquitetura para ajudá-lo nesses 3 cenários.


CENÁRIO 01 – A VOLTA AO ESCRITÓRIO COM MAIOR PRECAUÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHO


Agora que o contágio por corona vírus é considerado doença ocupacional, as empresas precisam tomar um maior cuidado quanto à organização do espaço, à qualidade do ar interior e principalmente à limpeza. Problema é que o Ministério da Economia e o Ministério da Saúde não nos disseram quais são as medidas práticas específicas a serem tomadas nos escritórios para garantir a saúde dos trabalhadores, a não ser as recomendações que já estamos familiarizados como o distanciamento, uso de máscara e limpeza frequente. Você pode checar na íntegra o OFÍCIO CIRCULAR SEI nº 1088/2020/ME e a PORTARIA Nº 1.565 publicados pelos respectivos Ministérios para conferir como são generalistas.


Por isso, o que vejo que outras empresas estão seguindo são as diretrizes da OMS, que são mais específicas e englobariam todas as outras. Isso implicaria em uma rigidez extrema dos espaços de trabalhos em que coloco abaixo alguns pontos principais a serem adotados. Mas, já adiantando e sendo sincero, para empresas com mais de 30 funcionários não valerá a pena voltar à sede com tantas restrições, a não ser que de maneira parcial. Por isso, pule para o Cenário 2 e 3 se você pensa em adotar um modelo mais flexível. Seguem abaixo os pontos principais indicados para espaços de trabalho dentro da restrição da COVID-19, segundo a OMS:

– Desinfecção frequente (2x ao dia) de materiais que o vírus se instala por mais tempo, como plástico, aço e madeira. ou seja, passar álcool em gel em praticamente tudo que o funcionário utiliza.

– Usar máscara de 3 camadas o dia todo, trocando frequentemente por uma nova a cada 2/3 horas.

– Utilização de mesas individuais de trabalho em vez de coletivas.

– O espaçamento entre as cadeiras deverá respeitar a distância mínima de 1,8 metro (6 feet), de acordo com as recomendações da OMS e do Centers for Disease Control and Prevention.

– Recomenda-se não utilizar carpete, mas caso seja a única alternativa, o mesmo deve ser higienizado diariamente.

– Manter janelas abertas sempre que possível.

– Cumprir a lei n° 13.589 de 2018, que dispõe sobre a manutenção de instalações e equipamentos de sistemas de climatização de ambientes (ar-condicionado), levando em consideração o plano PMOC de acordo com tipo do edifício e colocar a evidência da última manutenção na sinalização.

– Recomenda-se não utilizar salas de videoconferência porque geralmente não tem ventilação nem janelas.
Salas de reunião com 50% de ocupação, devem manter janelas e portas abertas se possível e limpeza de tudo a cada utilização.

– Copas e cozinhas, seguir distanciamento de 1,8m e não compartilhar utensílios. Ou seja, funcionários teriam que trazer seus pratos, canecas ou a empresa disponibilizar utensílios descartáveis.

– Áreas comuns podem ser utilizadas seguindo as mesmas recomendações acima. Mas não se recomenda realizar jogos entre funcionários (descompressão).

Como podem ver, seria quase impraticável manter uma empresa nesse sistema, a não ser que você faça isso aos poucos – testando essa retomada com as novas medidas – ou duplique o tamanho de seu espaço (ou siga os Cenários 02 e 03 deste post). Neste caso recomendo fortemente a implantação de uma comunicação visual que seja amigável, sensível e educativa para que os funcionários entendam a importância dessas ações no ambiente de trabalho. No fim, o ideal mesmo seria aguardar o fim da pandemia, o surgimento da vacina e voltar tudo ao normal como antes. Acredito que isso seja sim uma opção em que possamos aguardar, e aí continuamos projetando nossos espaços de trabalho utilizando como referências as normas e decretos que já estamos familiarizados como a NR17 (Ergonomia) e a NBR 5413 (Iluminação em Interior). Elas também não são muito específicas e por isso criamos este post com medidas confortáveis para um bom planejamento do seu espaço de trabalho.



CENÁRIO 02 – ADOÇÃO DO TRABALHO REMOTO POR COMPLETO


Especialmente para empresas de tecnologia, trabalhar com o computador em casa nunca foi um problema, então, por quê voltar ao escritório? Dentro da perspectiva do trabalho remoto surgem diversas possibilidades benéficas. As empresas podem levar o escritório até a casa dos funcionários, providenciando um kit ergonômico dos equipamentos necessários como cadeira, mesa, computador e por quê não outros agrados como almofadas, apoio para os pés e cafeteiras? Outra ideia interessante seria disponibilizar vales de compras em lojas parcerias para que os colaboradores comprem itens de home office que combinem com a sua casa. Se quiserem ser mais ousadas, por quê não contratar um designer para elaborar um mobiliário customizável para difundir a marca e valorizar a cultura interna das empresas?


Como não há legislação ainda no Brasil sobre trabalho remoto, temos que seguir respeitando as mesmas normas de ergonomia e segurança do trabalho que já seguimos nos escritórios. Então é importante conferir se os equipamentos seguem a dimensão adequada. 


O kit home office pode ser algo muito interessante porém existe o empecilho de algumas pessoas não disporem de espaço suficiente em suas casas para receber equipamentos e mobiliário, e/ou terem acesso limitado à internet. Neste caso, os coworkings se consolidam no mercado como ótima saída, oferecendo espaços de qualidade, com muito conforto e estilo. Iniciativas como a Beer or Coffee e a WeWork podem ajudar as empresas a encontrarem o espaço adequado para seus funcionários em coworkings espalhados pelas cidades.


O trabalho remoto é uma opção que atualiza não só nosso modo de trabalho mas também nosso estilo de vida, abrindo precedentes para muitas possibilidades nunca vistas antes. As pessoas podem agora começar a morar em qualquer região que tiveram sonho e vontade de morar, sem se preocupar com a proximidade do trabalho. Podem trocar o tempo que iriam ter no trânsito por tempo em família. Podem investir no seu próprio conforto, projetando e criando o lar de seus sonhos. De maneira contrária, elas podem continuar morando onde sempre moraram, mas trabalhar em uma empresa de outro lado do mundo.


Tudo soa muito criativo e inovador, porém, há algo que faz falta para muita gente no trabalho remoto, segundo algumas pesquisas: o convívio social. Por mais que façamos várias videoconferências e estejamos em contato direto com nossos familiares dentro de casa, não conseguiremos suprir algo essencial para nós, que é essa troca de experiências, o contato, o afeto humano e presencial. Isso talvez possa ser suprido em nosso terceiro cenário.


CENÁRIO 03 – O EQUILÍBRIO ENTRE A VIDA REMOTA E A VIDA SOCIAL


O terceiro e último cenário que possamos estar nos encaminhando é o que acredito ser o mais interessante. É um cenário que inclusive pode ser benéfico para as nossas cidades, fazendo uso de um modelo de urbanização que nós arquitetos defendemos há algum tempo: o uso misto e a descentralização. 


As empresas podem diversificar sua abordagem de trabalho, flexibilizando os momentos de trabalho focado, trabalho em grupo, reuniões, socializações, descompressão e outras atividades que fazem parte da sua rotina. Esses momentos podem acontecer conforme o ambiente que melhor propicie esse tipo de atividade, seja a casa do próprio colaborador, um coworking ou uma pequena sede da empresa em um bairro próximo. É bem possível que o trabalho mais individual e focado tenha como palco nossas próprias casas e os coworkings, enquanto as sedes das empresas virem espaços pensados e projetados para acontecer encontros, trocas, experiências e reuniões.


Imagine você morar em um edifício que além de moradias possam coexistir escritórios, lojas, coworkings, salas compartilhadas, espaços de descompressão em comum. Ou, indo para um vertente diferente, imagine poder morar um pouco mais afastado da cidade e, quando precisar, poder passar alguns dias na sede da sua empresa participando de experiências coletivas em um espaço incrível que te inspire para que isso aconteça. Pode parecer complicado mas isso de fato já está acontecendo em grandes empresas como Facebook e Google. Recentemente, a XP Inc. anunciou que adotará o home office para sempre e criará uma nova sede no interior de São Paulo apenas para criar experiências para funcionários e stakeholders, contando até com hotel integrado.


Este modelo que também é fruto do avanço da tecnologia e consequência clara da globalização pode ser muito benéfico para a vida urbana e das pessoas. Ele pode estimular deslocamentos, interações e edifícios multifacetados. Pode promover a ocupação de espaços comuns de maneira híbrida e não necessariamente pela mesma empresa. Pode dar mais liberdade para as pessoas viverem e trabalharem de acordo com sua personalidade e estilo de vida. 


CONCLUSÃO


Seja remodelando ou não a estratégia organizacional da sua empresa, é inevitável que alguma coisa irá mudar na volta aos escritórios pós-pandemia. Todos nós estamos repensando nosso modelo de trabalho e de vida, e acredito que as empresas que mais se sensibilizarem com esse momento, encontrarão as melhores alternativas para o seu sucesso. De qualquer modo, seja qual for a estratégia adotada, hoje valorizamos muito mais nosso conforto, seja no escritório ou em casa, e cabe a nós arquitetos auxiliarmos as pessoas e as empresas a conquistarem essa qualidade de espaço.

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Notícias

Florianópolis e suas paisagens podem ser vistas através de uma perspectiva transcultural, por meio de fotomontagens digitais, na mostra “Transculturalidades em Paisagem”, de Lucas Passold, arquiteto do CO STUDIO.

As obras levam o observador a navegar pela transformação da cidade, através da escolha de importantes cenários de Florianópolis, misturados com paisagens às vezes existentes de outros lugares e às vezes provocados por interesses do imaginário público construído pela nossa sociedade. Questiona-se então sobre até que ponto nós, como indivíduos, construímos ao pouco nossa cultura e até onde está nosso alcance para a formação de nossas paisagens. 

exposição

A inauguração da exposição ocorreu no dia 18 de Dezembro de 2019 e também contou com a presença de diferentes profissionais da cidade, entre jornalistas, artistas, professores e arquitetos, para o “Papo Urbano”, um debate que levantou muitas questões sobre o desenvolvimento cultural e urbano de Florianópolis.


A exposição pode ser conferida até o dia 31 de Janeiro, na Galeria de Arte do Mercado Público, no centro da cidade. A entrada é gratuita.

Serviço:

Data: 18 de Dezembro a 31 de Janeiro 

Horário: Segunda a sexta, da 13h às 19h / Sábado 10h às 14h

Local: Mercado Público de Florianópolis, piso superior. Sala José Cipriano da Silva, Largo da Alfândega – Centro

Valor : gratuito

Informações: (48) 3206 9042 

exposição

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Arquitetura, Notícias

A Studio Z, maior rede de lojas de calçados de autosserviço de Brasil, foi eleita como uma das melhores empresas para se trabalhar, porém, ao fazer uma pesquisa interna, foi constatado que essa satisfação vinha dos funcionários que trabalham nas lojas de venda e, aqueles que estão trabalhando na sede, local em que fazem tudo acontecer, sentiam a necessidade de um espaço de inovação que refletisse as suas vontades.

Aliado à nova fase que a Studio Z se encontra, de se transformar digitalmente, eles viram como uma grande necessidade que o espaço de trabalho deles também estivesse presente dentro desse processo de transformação, além de ser um espaço que promova mais motivação e inspiração para os seus funcionários.

Diante dessa transformação digital, o CO STUDIO foi chamado para aplicar suas metodologias de trabalho compartilhado e colaborativo, para que a transformação digital da empresa também ocorresse através de um projeto arquitetônico integrado com os funcionários, em que eles pudessem se envolver e participar desse processo de transformação junto com o projeto.

Para isso, criamos um workflow criativo em que os funcionários fizeram parte da etapa de criação do projeto. Partindo de uma dinâmica de Brainstorm em que pudemos estimular a criatividade dos funcionários, geramos alternativas e ideias para aquele novo espaço de inovação. A oficina aconteceu no próprio espaço onde seria o novo ambiente de trabalho, onde então eles puderam imaginar melhor as possibilidades do local. Em uma tarde, extraímos 540 ideias dos funcionários da Studio Z, o que nos aproximou mais de suas vontades, personalidades e desejos para a projeção daquele novo ambiente de trabalho.


Depois da dinâmica, fizemos uma imersão na empresa. Nossa equipe, de arquitetos e designers do CO STUDIO, foi desenvolver o projeto no próprio local. Em um processo muito rápido de dois dias, elaboramos duas alternativas de proposta para aquele ambiente, levando em conta a integração das 500 ideias e as necessidades da diretoria da empresa. Em seguida, fizemos uma segunda dinâmica com os funcionários, onde apresentamos duas alternativas de projeto e demonstramos elas em realidade virtual, para que os funcionários pudessem interagir com o ambiente futuro, facilitando a escolha de uma das alternativas.


Então, em um processo de cerca de uma semana, extraímos todas as vontades, criamos o projeto e selecionamos aquele que seria construído de maneira ágil, interativa e assertiva. A partir disso, o trabalho todo foi de envolvimento dos arquitetos com os funcionários que iriam gerenciar a obra. O grande diferencial desse projeto, foi que a própria empresa se incorporou nos nossos processos e os próprios funcionários que se responsabilizaram pelo projeto, realizando orçamentos e contato com fornecedores e, tendo um contato direto com a gente, de troca diária sobre os detalhamentos do projeto.

Em um prazo muito curto que nos foi dado, de três semanas e, seguindo um orçamento restrito que a empresa nos deu, que tinha como objetivo de se fazer muito com pouco, nós tivemos um grande desafio. Precisamos reinventar nossos processos criativos e de desenho e, após 21 dias, fomos do projeto à inauguração de um novo espaço da Studio Z, gerando inovação e mais conforto aos funcionários. Esse projeto se tornou um grande exemplo de como a arquitetura pode ser um processo integrado com o usuário e, quanto mais integrado esse processo é, mais as pessoas se sentirão parte dele e mais irão cuidar e estarão ali, envolvidos com aquele lugar. 


Novo espaço da Studio Z é inaugurado

Se a sua empresa precisa renovar o seu ambiente de trabalho e você também acredita na importância de envolver os funcionários nessa mudança, nós propomos um processo de projeto que envolve os usuários, fazendo eles se sentirem parte da empresa e os incentivando a estarem ali. Acreditamos que essa interação resulta diretamente em projetos de melhor qualidade para todos. Estamos dispostos a te ajudar e entender suas necessidades, entre em contato para conversar com a gente. Veja abaixo mais fotos de todo o processo e o projeto realizado para a Studio Z.




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Notícias
Foto: Arte térrea: a geometria de core leves do artista urbano Rodrigo Level para a Square Lab faz um belo contraponto às arquiteturas históricas do centro da Capital (Foto: Divulgação). Texto original da Revista Versar, reproduzido na íntegra. Link original aqui.

Nos próximos dias, Florianópolis ganhará seu primeiro coworking público. O espaço, implantado na quadra de esportes da Escola Antonieta de Barros, está sendo concebido por artistas, designers e arquitetos catarinenses em uma ação inédita do Festival Subtropikal, maior evento de criatividade urbana do Brasil, que estreia na capital catarinense neste feriadão, nos dias 2, 3 e 4 de novembro. A ideia é mostrar para a população que é possível revitalizar espaços que foram esquecidos pela população, mas que podem ter uma nova vida.

Por mais difícil que seja refazer todo um ambiente, não é uma missão impossível. Cada local tem suas memórias e histórias que, sem o devido cuidado da comunidade, podem ficar eternamente no passado. Mas, com criatividade e consumo consciente, o Subtropikal entende esse problema e procura fazer a diferença por onde passa. Em parceria com o Centro Sapiens, patrocinado pela Imaginarium e com apoio da rede Balaroti, a antiga quadra de esportes da Escola Antonieta de Barros, que estava sendo utilizada como estacionamento, ficará à disposição dos moradores da capital catarinense com uma nova funcionalidade.

Vizinho do Museu da Escola Catarinense, o espaço está ganhando muitas cores, estrutura e uma energia totalmente nova. O projeto é comandado pelos arquitetos e designers do escritório CO STUDIO. Durante o Subtropikal, o novo ambiente vai receber a atividade “Dias de Criatividade Urbana”, com workshop de design participativo. A ideia é ouvir todas as vozes e colocar as ideias e vontades na mesa, junto de dinâmicas de desenho e brainstorming. Após isso, haverá um mutirão para fazer tudo acontecer.

O coworking público fica na Rua Saldanha Marinho (nº 196), vizinho ao Museu da Escola Catarinense. O espaço, que terá uma infraestrutura completa, poderá ser utilizado diariamente pela população.

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Notícias
Texto escrito por Beatriz Testoni, originalmente publicado neste link.

Sinergia. Essa é a palavra que sintetiza tanto a relação entre os profissionais de arquitetura, design e marketing que trabalham no CO STUDIO, quanto a qualidade dos projetos e as criações que saem do escritório e são entregues para os clientes.

Idealizado pelos arquitetos Lucas Passold e Felipe Rizzon, o estúdio de criações compartilhadas nasceu inicialmente com o intuito de resolver um grande problema dos escritórios de arquitetura: a falta de comunicação e interação com outros profissionais. Um projeto de arquitetura não envolve apenas a criação do arquiteto para ser concretizado. Ele precisa desenvolver uma relação também com engenheiros, mestres de obra, marceneiros, designers e outros profissionais que irão executar e auxiliar na materialização do projeto. Infelizmente, esses profissionais mal se conhecem, muitas vezes não tem experiência de trabalho juntos, e pouco se comunicam para acertar os detalhes finais para que o trabalho saia dentro do esperado. O resultado disso geralmente são erros de projeto, alto custo na obra, tempo perdido e reuniões desnecessárias que afetam a qualidade dos serviços de todos os envolvidos.

Assim, o CO STUDIO surgiu da ideia de integração, começando pelo processo de projeto até a finalização de uma obra. Com pouco mais de um mês de ideia formada, o escritório foi selecionado em segundo lugar para o edital de pré-incubação do Cocreation Lab, projeto do Centro Sapiens em Florianópolis. Ali, os arquitetos expandiram mais suas ideias, transformando-as em um estúdio modelo. Perceberam que muitas empresas estão buscando por serviços mais compactos e integrados, e decidiram ampliar o seu campo de criação também para o mundo do design e do marketing.

“No momento em que começamos a trabalhar diretamente com designers e gerentes de marketing, nosso campo de capacidades e habilidades se ampliou”, conta o arquiteto Lucas Passold. “O arquiteto é por essência um profissional multidisciplinar, ele precisa entender um pouco de muita coisa e, quando ele se aproxima e tem contato direto diário com especialistas, cria-se uma relação mútua e benéfica para os dois lados. Nós aprendemos muito com os designers e vice-versa. Estamos todos lidando com arte, composição, formas, estética… e quando há uma troca entre nós, sempre acontece algo muito bom. Chamamos esses momentos de sinergéticos aqui no escritório. É quando uma ideia complementa a outra, e elas vão se transformando até se tornarem algo incrível. E quem ganha com tudo isso são os nossos clientes: em maior agilidade na entrega, melhor comunicação, menos reuniões, menor custo e é claro, na melhora da qualidade do projeto.”

Após o estabelecimento da equipe multidisciplinar, o estúdio passou a focar os seus projetos para o desenvolvimento de empresas. Com metodologias integradas entre as áreas de design, arquitetura e marketing, o CO STUDIO é capaz de captar o DNA das empresas e transformá-los em produtos nos mais diversos meios visuais possíveis. Isso significa captar a essência da ideia de um cliente e criar desde a marca da empresa, suas impressões gráficas, projetar os espaços de trabalho, criar a arquitetura em que irá receber seus clientes e até uma campanha de divulgação que atinja em cheio os usuários finais.

Após cerca de um ano de testes, projetos, criações de parcerias e com o auxílio de dois mentores, o CO STUDIO finalmente irá começar seu caminho pelo mercado da economia criativa. Os sócios acabam de lançar a empresa oficialmente e, no seu site, é possível navegar por um portfólio de dar inveja, com trabalhos de branding, casas, design de interiores, e principalmente projetos de escritórios, comércios e empresas.

O sonho da equipe multidisciplinar, que hoje tem uma rotina de trabalho dinâmica entre dois coworkings diferentes, é em um futuro breve criar um espaço de trabalho próprio que permita mais interação e cocriação interna entre os próprios funcionários, seus parceiros e o público em geral. “Hoje se fala muito em inovação e cocriação, estão sendo criados muitos coworkings e incubadoras, mas nós observamos que há pouca interação real entre os empresários que trabalham nesses espaços. Pela nossa experiência, queremos trazer pessoas para a equipe que se identificam com nossos ideais e que queiram chegar no mesmo objetivo de compartilhamento e crescimento pessoal e profissional que nós temos. É preciso metologia para isso e é preciso que existam pessoas que possam guiar e facilitar essa cocriação, e isso já temos em nosso DNA”, afirma Rizzon. É com esse ânimo, com um espaço que possibilite essas trocas diretas, e com uma metodologia multidisciplinar, que o escritório acredita poder contribuir com suas competências e criações no desenvolvimento da cidade. “Queremos crescer no sentindo de contribuir com todas as pessoas e com a cidade, e assim evoluir de pequenos trabalhos para grandes projetos de espaços públicos, parques, habitações sociais, eventos regionais e assim por diante. É preciso ter muitas cabeças em sintonia para essas tarefas, e isso nós já estamos buscando”, afirmam os sócios e melhores amigos.

De fato, ao conhecer a equipe do CO STUDIO, nota-se que a cocriação não só gera bons projetos mas também boas amizades e uma relação harmônica entre os envolvidos que nos dão vontade de, ou fazer parte da equipe, ou contratá-los para algum trabalho. Se você ficou curioso para saber mais o que essa equipe faz e até onde ela capaz de chegar, confira abaixo as imagens de alguns de seus primeiros projetos ou confira no site https://costudio.art.br.

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