Ambiens – Projeto de Design Branding
Nossas habilidades e expertise em design de marca foram solicitadas para o rebranding de uma empresa que é referência na área de tecnologia e consultoria ambiental em todo o Brasil. Fazer um projeto de design como este, nos demandou colocar em prática cada processo da nossa metodologia a fim de gerar um resultado agradável, potente e singular para o cliente. A Ambiens é especializada no desenvolvimento de projetos na área de engenharia e consultoria ambiental. E para repaginar sua marca, precisava-se alinhar conceitos visuais de logotipo, além de testar novas aplicações e atualizar a imagem da empresa.
Para começar o nosso processo de imersão criativa para este projeto, fizemos diversas reuniões de planejamento e levantamos um brainstorm para agregar todas as diretrizes necessárias para guiar este novo posicionamento de marca. E para nos ajudarmos nesse progresso, a equipe CO STUDIO preparou um workshop de imersão junto aos colaboradores da Ambiens, a fim de chegarmos em proposições mais assertivas para a marca.
Após isso, foram realizados levantamento de dados, estudos de mercado, posicionamento e identidade visual. Analisamos concorrentes, mercado, linguagem e o cenário da gestão ambiental no país e assim, traçamos em conjunto com toda a empresa, os pilares da essência da marca e seus cenários futuros. O novo posicionamento da empresa foi resultado de uma mistura da origem do negócio com a revolução vivenciada pela sociedade após a pandemia. Onde surgiu a necessidade de renovação da marca na atualidade, já que a Ambiens tem integração constante na vida e no bem estar das pessoas e da comunidade.
Foi criado, então, um projeto de rebranding, no qual se traçou a estratégia de marca: slogan, tagline, manifesto, promessa, visão, missão, valores, diretrizes de comunicação, identidade visual e gráfico, apresentando a Ambiens em todo o seu potencial.
Alguns pilares foram definidos para a marca, e eles nortearam o desenvolvimento de estratégia e peças criativas do projeto, escolha de materiais e conteúdo: credibilidade, responsabilidade, inovação, transparência e preocupação social. A marca forte já existente foi renovada e se tornou uma inspiração para quem busca inovação no modo de cuidar dos recursos naturais e das pessoas. A tagline Sustentabilidade Integrada foi escolhida pela representatividade da marca Ambiens em integrar a sociedade, os recursos naturais e a economia para que os projetos sejam viáveis, equitativos, suportáveis e por fim, tornem-se sustentáveis.
Dentro da identidade visual, foi levado em consideração o conceito já existente da marca, visto que este representa a história e objetivos futuros. Agora, utilizando-o de forma mais moderna e consistente com o posicionamento desenvolvido dentro da estratégia de marca. Seguindo assim, com a definição de um isótopo mais harmônico para o logotipo, tipografia, símbolos e elementos visuais que transmitem expertise, credibilidade e responsabilidade com as pessoas e com o planeta.
As composições da identidade visual foram concebidas para traduzir o conceito de biodiversidade ecológica. A paleta de cores vivas representa os recursos naturais que temos a nosso dispor e as inúmeras culturas de nossa sociedade que se relacionam todos os dias com cada pedaço do meio ambiente, além de permitir a marca uma linguagem mais vibrante e energética dentro do segmento.
Assim, nossa equipe finalizou um projeto muito promissor, com uma entrega excelente e um resultado assertivo. Foram criados materiais, acabamentos e soluções de design para uma gama de aplicações, bem como tom de voz e diretrizes de comunicação que marcam todas as interações com os clientes e parceiros, traduzindo a preocupação da Ambiens com o bem-estar das pessoas e o cuidado com os recursos naturais.
Equipe: Ana Carolina Barros, Leandro Rosa, Lucas Passold e Gabriela Garcia
Cliente: Ambiens
Ano: 2022