Your address will show here +12 34 56 78
ArquiteturaCorporativoDesignInterioresSinalização

Escritório Sicoob Porto Alegre – Projeto de Interiores



Embarcamos em um desafio bastante animador, onde nossa equipe de Arquitetura e Design fizeram um trabalho colaborativo para um resultado inspirador e sagaz. Idealizamos não só um projeto de interiores corporativo para o escritório do Sicoob de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, mas também pensamos em todas as funcionalidades dos ambientes combinadas a sinalização necessária para a legibilidade do escritório.


O Sicoob é um sistema de cooperativas que tem como propósito oferecer serviços financeiros inovadores que conectam pessoas de forma cooperada, promovendo justiça financeira e prosperidade a todos.


Nosso cliente está em um processo recente de rebranding da marca, onde existe a necessidade de externalizar seus valores, posicionar-se fisicamente, e expor o potencial de suas ações em um ambiente memorável e exemplar que represente as inovações conquistadas e almejadas pela cooperativa. Com isso, seguimos os manuais de marca e ambientação da empresa - criados pela Agência Ana Couto - fazendo decisões e propostas que se encaixavam a essas iniciativas, além é claro de trazer algo a mais, buscando inovações e adequação.


Assim, o Sicoob desejava criar uma central nova para o Rio Grande do Sul (já que hoje eles lideram pela sede de Florianópolis) para apoiar as cooperativas do estado. O espaço deveria ser um exemplo para que novas implantações aconteçam de forma similar.


Nossas premissas principais desse projeto eram seguir o conceito de ser modular e que tivesse uma materialidade que agradasse os funcionários e os diretores ao mesmo tempo. As necessidades desse espaço englobam estações de trabalho open space que suporte de 6 a 30 pessoas, estações de trabalho flexíveis, sala de reuniões para 20 pessoas, outra sala de reunião pequena para gestores, uma recepção/antesala, uma sala plural (gravações, reuniões), uma copa aberta e integrada, algum ambiente para trabalhos em grupo e banheiros comuns.


Para iniciar os nossos trabalhos com esse projeto, fizemos uma pesquisa aprofundada em forma de questionário para coletar os principais elementos que eles necessitavam, assim como preferências e desejos no ambiente. Após isso, partimos para um maior contato físico com o projeto, fazendo uma visita na locação para principais levantamentos de medidas, observação das percepções do ambiente e demais detalhes.


O conceito principal do nosso projeto gira em torno de esse escritório ter o objetivo de ser uma resposta às dinâmicas conquistadas e adaptadas à pandemia do Covid-19, como o home office. Junto ao manual de marca, usamos a metáfora de que a sede da Sicoob poderia ser uma casa, colocando neste espaço elementos presentes em uma casa que não teria no escritório. Idealizamos então o partido de Office Home.


No Office Home, trouxemos a flexibilidade para o ambiente de trabalho, como a possibilidade de trabalhar em um sofá, ter uma cozinha equipada por perto e poder realizar reuniões informalmente. Trazemos o conceito de poder trabalhar em diferentes tipos de espaços e em diversas possibilidades de apropriação do modo de trabalho.


O projeto de sinalização proposto no espaço do novo escritório do Sicoob em Porto Alegre, traz como principal material para a produção das placas o acrílico. Na entrada do espaço, faz-se a aplicação da logo em letra caixa retro iluminada com objetivo de destacar a marca e pelo fato de que, devido as normas do condomínio, não poderiam ter aplicações externas ao escritório.


para ajudar na chegada do escritório, nossa equipe pensou em uma solução simples e que desse personalidade para o ambiente. Assim, ao adentrar a sala, há armários que formam o corredor de chegada, servindo como condutor para que se apropriem da marca. Essa estratégia de direcionamento também foi pensada para guiar a pessoa até a vista mais bonita e principal do escritório, que dá para a cidade.


No quesito materialidade, levamos em consideração todos os dados coletados do cliente, para que a proposta e resultado final de toda a linguagem visual e sensorial fosse a mais assertiva possível. Com isso, a madeira recebeu bastante destaque no projeto, combinada com as cores da marca (tons de verde e roxo) e cores neutras. Além disso, trouxemos muitas plantas, livros e objetos descontraídos que acarretaram no conceito de casa que tanto queríamos.


Um ponto de destaque nesse projeto é a laje nervurada aparente. Optamos por não colocar forro na maioria do projeto para justamente dar essa personalidade industrial e diferenciada à sede do Sicoob Porto Alegre. Assim, as iluminações e demais instalações foram pensadas e combinadas para o melhor resultado nessa proposta.


Conectada a isso, pensamos também na solução para o conforto acústico para as salas de reunião e de trabalho. Fizemos então a escolha de nuvens acústicas nesses setores, que reduzem os ecos e aumentam a clareza do que é dito. Optamos por nuvens diferenciadas e que tivessem ligação com a marca do cliente, em formato triangular.


Como um ponto de encontro e relaxamento entre os colaboradores, há um móvel central para atividades como leituras, descanso entre expedientes, e até conversas e troca de ideias. Pensamos nesse pequeno ambiente para trazer ainda mais a identificação com a ideia de casa, onde podemos pegar um livro e se jogar em uma boa poltrona, ou olhar o celular de forma confortável.


E para finalizar, voltamos a destacar também o nosso cuidado com relação a identificação das raízes gaúchas no projeto. Nas placas de sinalização das salas de reunião, utilizamos nomes de locais e pessoas que possuem relação com a cidade para valorizar a região e a cultura gaúcha. Cada sala do escritório carrega o nome de um pedacinho da cidade local, como a Sala Redenção, que se caracteriza em um espaço de trabalho individual, e a Sala Iberê, que abriga a sala de reuniões principais dos diretores e colaboradores do cliente.


O CO STUDIO tem um prazer imenso de fazer agora parte do Sicoob, entregando um projeto que tem o objetivo de apoiar as cooperativas do estado do Rio Grande do Sul, servindo de exemplo para que novas implantações na região aconteçam de forma similar a este. Assim como a marca, o escritório possui uma essência cooperativista, e traz uma personalidade única do conceito de Office Home, evidenciando as diversas possibilidades do ambiente de trabalho.

Conheça nossos outros projetos!
Projeto de Interiores

CO STUDIO - Equipe: Felipe Rizzon, Lucas Passold, Douglas Hinckel Faustino, Gabriela Garcia.

Local

Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Ano

2022

Imagens

CO STUDIO

Área

270 m²

Tipologia

Interiores Corporativo

Cliente

Sicoob