Bairro Eurogarden – Sinalização e Wayfinding
Unindo nossas áreas criativas de arquitetura e design, tivemos a oportunidade de desenvolver um projeto de sinalização exclusivo para o encantador bairro Eurogarden, na cidade Maringá, no Paraná. Com a missão de criar uma experiência visualmente atraente e funcional para os moradores e visitantes, nossa equipe se dedicou em propor soluções inovadoras que refletissem a essência e o estilo de vida dos futuros moradores. Nossa missão foi desenvolver um sistema de sinalização cuidadosamente planejado, que se integra harmoniosamente à arquitetura e ao design do Eurogarden, proporcionando uma orientação intuitiva e uma representação marcante da identidade do local.
Esse é um projeto inovador, que tem como direcionamento oferecer aos seus moradores a experiência de viver em um jardim que incorpora o charme e o estilo de vida europeu. Desenvolvido com o princípio "feito de pessoas para pessoas", o Eurogarden busca criar um ambiente acolhedor e inspirador, onde o conforto dos pedestres é valorizado através de um cuidadoso planejamento do wayfinding, garantindo não apenas o cumprimento de certificações, mas também uma experiência agradável para todos.
Buscamos referências que captassem suas características essenciais. As curvas e movimentos presentes na arquitetura e design do bairro transmitiram uma estética importante, leve e intuitiva. Ao mesclar elementos modernos e tradicionais, buscamos refletir a dualidade presente no Eurogarden.
Como já mencionado antes, partimos da conceituação de wayfinding, caracterizado pelo principio de que, para ter sucesso, as cidades precisam de destinos que dão uma identidade e imagem às suas comunidades, e que ajudam a atrair novos residentes, negócios e investimentos. Mas eles também precisam de uma comunidade forte que atraia pessoas. Pode ser uma praça no centro, uma rua principal, uma orla marítima, um parque ou um museu. Fizemos uma leitura urbana da cidade, para evidenciar os marcos urbanos, os fluxos principais e estabelecer as rotas de um bairro que ainda está em desenvolvimento e que precisa se conectar com o resto da cidade.
Sendo assim, para o Eurogarden, traçamos 4 conceitos importantes para gerarmos esses resultados positivos. O primeiro deles gira em torno de reforçar a identidade do local, trazendo o senso de estar em um lugar com características únicas e próprias. Em segundo, queremos que o Eurogarden seja um exemplo para a cidade de Maringá, incentivando o urbanismo inteligente e reverberando as suas ações em comunidades próximas. O terceiro ponto é estimular a vinda de pessoas para o bairro, através da qualidade de vida gerada pelo projeto. E por último, conectar a cidade com modernidade, trazendo o que há de novo e ao mesmo tempo não se isolar, criando conexões e continuidades com o entorno do bairro e restante da cidade.
Assim, para começarmos todos os nossos partidos, começamos a ideação dessa sinalização do bairro. A tipografia Quicksand foi escolhida com precisão para capturar a essência do Eurogarden. Com sua aparência clean e elegante, as letras da Quicksand trazem uma sensação de harmonia visual que se alinha perfeitamente com o ambiente sereno e moderno do Eurogarden. Já na parte da iconografia das placas e totens, os desenhos remetem às áreas de lazer e atividades recreativas, assim como indicativos específicos para cada orientação - como bicicletários, educativos sobre espécie de plantas, e etc. Cada ícone é uma representação gráfica do estilo de vida que o Eurogarden proporciona.
Criamos uma identidade própria para a sinalização, para que as pessoas sintam que estão no bairro Eurogarden, um bairro planejado. Para isso utilizamos formas que lembram as pétalas do girassol da marca Eurogarden. Fizemos o uso da cor amarela também para relacionar com as cores da marca mas também para que as pessoas tenham facilidade em identificar que a sinalização é do bairro, para pedestres e ciclistas somente.
Retomando os conceitos do wayfinding, tivemos que identificar esses pontos e criar toda uma programação visual de mapas, ícones, cores, para transformar isso em uma leitura fácil para as pessoas. Criamos uma marca só para sinalização de pedestres e uma marca só para a sinalização de bicicletas. Para as rotas de bicicleta nós criamos uma sinalização que se assemelha à paradas de metrô para facilitar a leitura rápida do ciclista e mostrando como a ciclovia que ele está se conecta com o resto da cidade. Todos os pontos de pedestre e de bike são capazes de percorrer em raios específicos de caminhada e ciclismo (identificar essas distâncias nos mapas).
Com essas e outras decisões já idealizadas, partimos para a parte projetual dessas sinalizações. Nossa equipe multidisciplinar desenhou cada elemento de orientação com o objetivo de harmonizar perfeitamente com o ambiente, além de transmitir a identidade do Eurogarden para todas as informações. Com base metálica e pintura automotiva na cor preta fosca, os materiais se integram perfeitamente ao ambiente, conferindo um aspecto sofisticado e contemporâneo. O vinil autoadesivo com impressão digital em branco e preto traz informações precisas e legíveis, enquanto a laminação fosca protege o adesivo, garantindo sua durabilidade ao longo do tempo.
Um dos materiais de destaque são as placas educativas externas, que tem como propósito informar os moradores e visitantes sobre os elementos que compõem o bairro, como vegetação, setores e afins. Mas o material principal são os totens e placas de orientação do bairro, uma peça que oferece sinalizações claras sobre as diferentes áreas do Eurogarden, como ruas, áreas de lazer e demais espaços. E para atender às necessidades dos ciclistas do bairro, foi projetado totens de orientação específico para eles, além é claro de um cuidado de sinalização aos bike stops, que oferecem uma área segura para os ciclistas estacionarem suas bicicletas com tranquilidade.
Todas as diretrizes, desenhos e propostas feitas para o Eurogarden, assim como os desenhos gerais já criados para todo o bairro, foram pensadas baseada no na melhor adequação às certificações LEED - voltado para o cuidado de impacto ambiental - e WELL- direcionado ao bem estar dos moradores e utilizadores do espaço.
O projeto de sinalização desenvolvido para o Eurogarden representa nosso compromisso em oferecer uma experiência excepcional aos visitantes, orientando-os de forma eficiente e integrada ao ambiente. Cada peça reflete a atenção aos detalhes e o cuidado em proporcionar uma experiência única e memorável para todos aqueles que exploram o bairro.
Lucas Passold, Felipe Rizzon, Leandro Rosa, Julia Borba, Taíse Reis, Luiza Frey, Gabriela Oliveira, Isabella Savi
2023
Maringá, PR, Brasil.
Projeto de Sinalização Urbana e Wayfinding
Concluído
Masterplan: Gate Architects / A5 Arquitetura
Projeto de Paisagismo: Sérgio Santana
Consultoria em Certificação LEED e Well: Petinelli
Argus Empreendimentos / Eurogarden
Fotógrafo: Jefferson Ohara
Demais Ilustrações e Desenhos: CO STUDIO