Pronto! Engenharia – Estratégia de Comunicação
Nossa equipe criativa assumiu a importante tarefa de posicionar a marca Pronto! Engenharia - empresa especialista em gestão de obras - de forma sólida e eficiente nos meios de comunicação, com destaque especial nas redes sociais. O objetivo principal desse projeto era fortalecer sua presença e relevância no mercado com um projeto de estratégia de comunicação assertiva.
Como todo o início de projeto aqui dentro do CO STUDIO, esse processo teve início com uma etapa de briefing minuciosa e coleta de informações, essenciais para compreender as necessidades do cliente e avaliar o posicionamento atual da marca. A partir dessa análise, pudemos estabelecer as bases para o desenvolvimento da estratégia.
Com essa etapa finalizada, elaboramos um modelo do Golden Circle para identificar o cerne da empresa, ou seja, sua motivação central e valores fundamentais. Complementando essa abordagem, a análise SWOT permitiu uma visão panorâmica do negócio, identificando suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, aspectos essenciais para embasar as decisões estratégicas.
Por meio da criação de personas representativas dos clientes da Pronto!, fomos capazes de compreender de maneira mais aprofundada suas necessidades, desejos e preferências. Essa abordagem permitiu personalizar a comunicação, visando estabelecer um vínculo mais significativo com o público-alvo.
Através de um cuidadoso benchmarking, realizamos uma análise detalhada dos principais concorrentes diretos e indiretos da empresa. Identificamos os serviços oferecidos por cada um, assim como suas vantagens e desvantagens, a fim de encontrar oportunidades para destacar a Pronto! Engenharia no mercado.
Um destaque para essa nova comunicação da empresa foi o tom e voz. O tom de comunicação foi definido como otimista, empático e confiável, com o intuito de transmitir uma imagem positiva da marca, gerando confiança nos clientes e demonstrando empatia com suas necessidades.
Os objetivos traçados para a Pronto! foram claramente definidos: promover a presença da marca nas redes sociais, fidelizar clientes já existentes e atrair novos, aumentando o tráfego para contato comercial. Com isso, após uma análise e avaliação, foram selecionados os principais canais de distribuição que seriam utilizados: Instagram, Facebook, Pinterest, TikTok e LinkedIn. Essa seleção estratégica permitiu alcançar diversos segmentos de público e maximizar a visibilidade da empresa.
Dando continuidade, a estratégia de comunicação foi solidamente fundamentada em quatro pilares de conteúdo: 60% promocional, 20% educacional, 10% institucional e 10% UGC (User Generated Content). Essa diversificação de conteúdo possibilitará atrair e engajar a audiência de forma efetiva. Além disso, desenvolvemos um plano editorial com sugestões de temas relevantes e abordagens adequadas para cada plataforma.
Como resultado, apresentamos um Manual de Estratégia de Comunicação completo, abrangendo todas as etapas do projeto e fornecendo as diretrizes essenciais para a execução das ações propostas. Acreditamos que essa estratégia preparará a empresa Pronto! Engenharia para enfrentar os desafios da comunicação e alcançar os objetivos desejados.
Ana Carolina Barros, Gabriela Garcia, Douglas Hinckel Faustino, Lucas Passold.
2022
Florianópolis, SC, Brasil.
Projeto de Estratégia de Comunicação
Concluído
Pronto! Engenharia