Your address will show here +12 34 56 78
BrandingDesignMarketing digitalNaming

Antera Construtora — Naming e Identidade Visual



Aqui no CO STUDIO, nós sabemos que um processo que determina uma das partes mais importantes da marca é o naming. Com ele, a empresa mostra a sua identidade, ajuda a destacá-la e posicioná-la no mercado. Sem contar que, uma boa identidade visual que esteja de acordo com o negócio pode potencializar ainda mais a presença da marca.


Neste projeto, nós fomos chamados pela empresa Pronto! Engenharia, que atua com reformas há 5 anos, para fazer toda a ideação e criação de uma nova construtora derivada que seria inserida no mercado. Assim, nasceu a Antera Construtora, empresa sediada em Florianópolis (SC), que nasceu em 2022. A Antera tem como principal nicho de atuação a gestão de obras completas para construção de edifícios residenciais. Mas, antes disso, precisamos explicar tudo o que foi pensado para chegarmos nesse resultado.


Inicialmente, os sócios da empresa viram uma oportunidade de expansão dos seus negócios ao separar a parte de construção e reformas, tendo uma empresa para nicho distinto. Com esse motivo, os sócios Alexandre, Diogo e Eduardo, procuraram o CO STUDIO para desenvolver o projeto de naming e identidade visual para a nova empresa de construção.


Inspirar a confiança que se transfere a um Banco ou Previdência, nós trataremos da materialização de um sonho que, muitas vezes, levou uma vida toda para ser constituído.Diogo, sócio Pronto! Engenharia e Antera Construtora.


Entendemos para o projeto, que o naming precisava ser curto e objetivo, e a marca sóbria e minimalista. Para o nome, os sócios também solicitaram que este trouxesse algo orgânico, para gerar proximidade e empatia.


Sendo assim, trouxemos algumas sugestões pesquisadas de conceitos bem interessantes, e a vencedora foi a palavra Antera. Antera é a porção terminal do estame das flores, onde são produzidos os grãos de pólen. A palavra antera pode indicar além de evolução e florescimento: PROSPERIDADE - CONFIANÇA - AFEIÇÃO.


Para o desenvolvimento do logotipo, buscamos trazer elementos relacionados a engenharia civil do seu símbolo, como ângulos, a lembrança da letra A na estrutura do triângulo e a semelhança com o ferro utilizado para dar estrutura às construções.


Florianópolis é uma cidade com grande força em construtoras. A grande maioria utiliza a cor azul na paleta cromática, para se diferenciar e não perder o ar sério e de confiança que quer passar aos seus clientes, a Antera Construtora traz o verde na sua paleta e que também faz ligação ao significado do nome tendo uma ligação com a natureza.


No final, temos uma marca forte e que transmite confiança para seus clientes. Com um bom sistema de identidade visual, permitindo uma fácil aplicação da marca em virtude da sua responsividade.


Projeto de Naming e Identidade Visual

Equipe: Gabriela Garcia, Jessica Knak, Ana Carolina Barros, Lucas Passold e Leandro Rosa

Cliente: Antera Construtora

Ano: 2022