Your address will show here +12 34 56 78
ArquiteturaDesignMobiliárioPlacemakingUrbano

Rua Vidal Ramos – Requalificação Urbana e Placemaking

Nossa equipe criativa teve a honra de fazer parte de um projeto muito emblemático e importante para a vida urbana da cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. O projeto de requalificação da Rua Vidal Ramos, uma das mais antigas e tradicionais ruas da cidade, conta com uma preservação histórica muito relevante para os habitantes da região.

Iniciamos todo esse processo com uma pesquisa aprofundada sobre a localização, entendendo fluxos, diretrizes, fraquezas e o principal: as potencialidades da rua. Identificar esses pontos de grandeza faz com que o projeto tenha propósitos alinhados com a sua identidade, suas visões e riquezas já consolidadas.

Com todas as pesquisas realizadas e validadas, partimos para a conceituação de todas essas informações, que precisavam ser condensadas em partidos. Nossa equipe multidisciplinar chegou então em três grandes partidos para nos guiar nas etapas posteriores: diversidade, didatismo e vivacidade.

Quando falamos de diversidade, entendemos que a rua é um espaço multifuncional que abriga uma infinidade de atividades e, no entanto, ainda tem um potencial a ser explorado em termos de diversidade de usos. Ao promover essa requalificação, a rua se torna um espaço acolhedor, que atende às necessidades e desejos das pessoas, proporcionando um ambiente mais rico, dinâmico e harmonioso para todos desfrutarem.

Já na questão de didatismo, chegamos ao partido de que a rua tem como objetivo ser um exemplo inspirador para outras áreas urbanas, apresentando conceitos urbanos de maneira didática e acessível. Ao evidenciarmos este projeto, conduzimos este fator para que a rua se torne um modelo, demonstrando de maneira prática como a cidade pode ser projetada e vivida de maneira mais inclusiva, harmoniosa e consciente.

E por último, quando falamos a respeito da vivacidade, entendemos que a rua, impulsionada pela sua nova diversidade de usos, acaba se tornando um atrativo para um grande número de pessoas, que encontram nela uma atmosfera cativante e envolvente. Ao se tornar um destino vivo e pulsante, a rua se transforma em um espaço compartilhado, onde as pessoas podem desfrutar, explorar e desencadear um senso de pertencimento duradouro.

O projeto em questão foi planejado da forma que fosse melhor executada, dividindo-se em etapas independentes que abrangem diferentes aspectos. A primeira etapa concentrou-se na definição e execução do piso, garantindo uma paginação e escolha de materiais seguros para o espaço.

Com materiais escolhidos cuidadosamente, o piso foi projetado levando em consideração tanto a estética quanto a funcionalidade, proporcionando uma experiência agradável aos usuários. Utilizamos paver intertravado e basalto. Optamos por manter o paver para o leito carroçável, preservando a velocidade baixa dos carros que ali passam, mas agora atualizando o paver das calçadas para a pedra basalto que, ao mesmo tempo que é antiderrapante, traz um aspecto mais limpo e mais fluidez para a passagem de pedestres. Com a análise da situação atual, foram propostos eixos estruturantes verticais com mudança de cor na pavimentação para reforçar os eixos, uniformidade de cores entre a calçada e a rua, eixos estruturantes horizontais com trechos de expansão. Mudança de cor na pavimentação para reforçar os eixos, definição de trechos com gramados, e elevação do nível da rua formam algumas das estratégias adotadas.

Em seguida, a atenção foi direcionada para a cobertura da Rua Vidal Ramos, que teve como objetivo principal oferecer proteção contra as intempéries e criar um ambiente confortável e acolhedor. Pensamos em toda a permeabilidade visual, sobriedade estética, as sinalizações abaixo da cobertura e uma maior visibilidade às fachadas dos edifícios em suas bordas.

Já a terceira etapa do projeto concentrou-se no mobiliário, com a criação de peças ergonômicas, versáteis e esteticamente agradáveis. Cada elemento foi cuidadosamente escolhido para atender às necessidades dos usuários, proporcionando conforto e funcionalidade. Os equipamentos foram projetados em jatobá e aço cinza grafite, contendo na rua bicicletários, mesas de encaixe. bancos individuais, lixeiras, floreiras, cadeiras individuais, bancos em grupo (sem encosto), banco grupo com encosto, espreguiçadeiras, e mais. A grande intenção do mobiliário é promover mais sociabilidade e opções de estar na rua com mais tempo de permanência. Os bancos são voltados para si mesmos para que pessoas possam conversar de frente, alguns bancos comportam grandes grupos e as mesinhas altas padronizadas promovem a ocupação da rua com gastronomia visto que a chegada de novos restaurantes faz com que as pessoa possam fazer uma refeição na própria calçada, além de compras passageiras.

Por fim, a identidade visual da rua foi desenvolvida, considerando a essência do espaço e transmitindo-a de forma criativa e impactante. Cores, formas e elementos gráficos foram cuidadosamente selecionados para refletir a personalidade do local e proporcionar uma experiência visual única. Criamos a logo e uma nova tagline que representa o espírito que a rua quer ser. Uma rua modelo que servirá de referência para futuros outros espaços de convívio da cidade, do estado e demais escalas.

Foi uma jornada enriquecedora, na qual demos vida a uma rua repleta de potencialidades. Ao concluir esse projeto de requalificação, podemos afirmar com orgulho que nossa equipe criativa deixou uma marca significativa na vida urbana da cidade de Florianópolis.

Conheça nossos outros projetos!
Projeto de Requalificação Urbana

CO STUDIO - Equipe: Lucas Passold, Felipe Rizzon e Eduardo Pavani

Local

Florianópolis, SC, Brasil.

Ano do Projeto

2020

Tipologia

Projeto de Requalificação Urbana

Status:

Em licitação