Your address will show here +12 34 56 78
ArquiteturaCorporativoInteriores

SCGÁS — Projeto de Interiores Corporativo

Para o desenvolvimento desse projeto muito mais estratégico do que estético, o olhar crítico da equipe foi fundamental. Observar o espaço e analisar o seu jeito de administrar, baseando-se na funcionalidade de cada setor, permitiu que pudéssemos entender como a empresa Sede da Companhia de Gás de Santa Catarina se comporta. A Companhia de Gás de Santa Catarina - SCGÁS, é a Concessionária de Distribuição de Gás Canalizado do Estado de Santa Catarina, criada em 1994. Ela atende os segmentos industrial, automotivo, comercial e residencial nas diversas regiões do Estado. Sendo assim, precisamos encontrar a relação entre olhares sensoriais, funcionais e técnicos para chegarmos aos aspectos conceituais do projeto.


Fundamento para recolhimento do briefing inicial, em relação aos aspectos sensoriais, nossa equipe coletou dados através de questionário aberto a todos os colaboradores, com o objetivo de registrar informações sobre a percepção de conforto no ambiente de trabalho. Questões em relação ao nível de satisfação quanto a alguns temas do ambiente foram abordados, como disposição dos móveis, iluminação natural e área de descanso.


Já em relação a aspectos funcionais, buscamos compreender as dinâmicas entre as equipes da empresa, o fluxo de informações e particularidades em relação a privacidade dos ambientes. Esta documentação foi gerada a partir de também de questionários, porém direcionados para gerentes e diretores. Questões em relação a frequência de visitas foram perguntadas, no que diz respeito a visitas que recebe ou visitas que faz nos setores interno, e também recolhimento de informações com base na quantidade de reuniões e número de envolvidos.


E por último, sobre os aspectos técnicos, as definições apresentadas nesta etapa tornaram-se a síntese do programa de necessidades, somada a apontamentos práticos de intervenções, aproveitamentos e realocamento de itens e equipes. Combinado a isso, nossas medições do espaço físico nos ajudaram também a compor este diagnóstico, para posteriormente propormos melhorias e soluções no layout da empresa. As diretrizes em relação técnica recolhidas para o projeto foram redução de espaços. baixo custo de Implementação, espaços abertos, alocar as gerências e diretores em espaços fechados com isolamento acústico, integração física entre diretores, assessores e secretárias, salas de reuniões com projetores, preparadas para reuniões virtuais, adequação da sala de servidores TI e a previsão de uma sala de supervisório. Além disso, havia uma lista de itens para manter no local, manter e movimentar, e também alterar dentro do layout.


Diante de tantas informações colhidas e analisadas, nossa equipe chegou na conceituação final desse projeto de interiores corporativo, para guiarmos nas etapas projetuais posteriores. Sendo assim, o espaço novo da SCGás é referência em eficiência, segurança, versatilidade e responsabilidade ambiental, e quer trazer esses pilares como bases para a reestruturação dos seus ambientes internos.


Composto por sete andares, sendo eles: térreo, mezanino, pavimentos do um ao cinco e um ático, o edifício despertou nossa imaginação e fez a equipe mergulhar de cabeça neste projeto, para que pudéssemos replanejar o espaço e continuar oferecendo aos funcionários condições de trabalho necessárias para desempenhar suas funções com plenitude.


Nosso desafio principal foi desenvolver um plano integrador com novas propostas de layout para que todos os setores da empresa pudessem atuar de forma harmônica entre si e nos demais pavimentos distribuídos ao longo do edifício da Sede. O aproveitamento dos espaços refletiu diretamente na permanência das características marcantes da empresa, assim como sua cultura e valores, tornando o projeto viável, melhorando o fluxo dos setores, colaboradores, fornecedores e clientes.


As áreas de gerência foram redimensionadas, conferindo aos andares novos layouts com espaços de estar e permanência, além de salas de reuniões. Projetamos os espaços com características hierárquicas, onde tais salas de gerências foram padronizadas padronizadas, assim como as demais outras salas de atividades. Relacionado a isto, foram propostas novas divisórias modulares opacas e translúcidas, gerando diferentes graus de privacidade, deixando o espaço ainda mais organizado ao mesmo tempo que trouxe maior amplitude e possibilidade da entrada de luz em boa parte do espaço. E, relacionado a isto, substituímos as persianas já existentes, colocando novas tipo rolo, por questão de limpezas e manutenções.


E para potencializar e otimizar ainda mais o layout, utilizamos alguns mobiliários planejados em marcenaria, além de um maior aproveitamento possível de mobílias. Trabalhamos numa melhor forma de desmontar módulos resistentes das mesas, reaproveitando e dando modularidade, ao mesmo tempo que permitindo que o edifício pudesse ser ocupado de formas distintas em possíveis mudanças futuras no layout.


Entre todas essas minúcias e decisões projetuais, concluímos um projeto que é racionalmente bem aproveitado e moderno. Fizemos este projeto de interiores corporativo que dá suporte a interatividade entre diversos tipos de atividades e posições hierárquicas. Um ambiente para se conectar com o trabalho de forma confortável, criar conexões e vencer barreiras. Com este projeto, promovemos a importância do design para a conectividade, amplitude, permeabilidade e demais outras atribuições positivas.

Conheça nossos outros projetos!
Projeto de Interiores Corporativo

CO STUDIO - Equipe: Felipe Rizzon, Lucas Passold, Kelen Juliana Ribeiro Gomes, Douglas Hinckel Faustino, Ana Júlia Faber.

Local

Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Ano

2021

Imagens

CO STUDIO

Área

2.540,59 m²

Tipologia

Interiores

Cliente

Companhia de Gás de Santa Catarina - SCGás