TRANSCULTURA-
LIDADES
EM
PAISAGEM
Arquitetura
USE AS SETAS PARA NAVEGAR
TRANSCULTURA-
LIDADES EM PAISAGEM
Como arquitetos e designers, pensar na identidade cultural de uma cidade, na forma como interagimos com os espaços públicos e paisagens, é um tema recorrente que permeia as nossas discussões e nos faz refletir sobre a consequência das intervenções humanas sobre o espaço, especialmente na nossa cidade, Florianópolis. Isso nos levou a querer debater e compartilhar nossos pensamentos com outras pessoas, através da nossa primeira exposição.
"Transculturalidades em Paisagem", explora os conceitos de contemporaneidade e identidade cultural para além da dimensão imaterial, demonstrando pictoricamente como podem influenciar
Arquitetura / Artes Visuais
Florianópolis, SC
-
2019
Arquitetura
Lucas Passold, Júlia Thomé, Felipe Rizzon e Débora Rapoport
na paisagem. Através da escolha de importantes cenários de Florianópolis, misturados com paisagens às vezes existentes de outros lugares e às vezes provocados por interesses do imaginário público construído pela nossa sociedade. Questiona-se então sobre até que ponto nós, como indivíduos, construímos ao pouco nossa cultura e até onde está nosso alcance para a formação de nossas paisagens. Enquanto é atualmente assumido que estamos “globalizando” e, fazendo isto, uniformizando cada vez mais, o conceito de transculturalidade questiona esta linha de pensamento.
A tendência para a transculturalidade
não significa que nossa formação está se tornando a mesma em todo o mundo. Pelo contrário, os processos de globalização e de transcultural implicam uma grande variedade de diferenciação. Então, qual é o nosso papel em conduzir nossa diversidade cultural em nossa paisagem e até onde o ambiente que vemos e vivemos nos representa?
Com uma série de fotocolagens digitais, a exposição leva o observador a navegar pela transformação da cidade, notando uma metamorfose que é cada vez mais explícita e perceptível, a ponto de emaranhar o real e o imaginário.
USE AS SETAS PARA NAVEGAR