Your address will show here +12 34 56 78
Paisagismo

Praça das Gerações — Colinas de Camboriú Village

Construir este espaço público de interatividade e conexão colocou todas as nossas habilidades e criatividade à prova, o que valorizamos muito na nossa rotina de trabalho. A Praça das Gerações foi um enorme desafio para toda a equipe, sem deixar de ser animador e repleto de novas soluções inteligentes. Ela faz parte de um novo e único bairro planejado na cidade de Camboriú-SC, o promissor Colinas de Camboriú Village, que nós do CO STUDIO elaboramos todo o projeto executivo das vias do empreendimento e ficamos muito orgulhosos de fazer ainda mais parte desta história.


Para servir de suporte de encontros e lazer público para os moradores desse bairro planejado, o loteamento reservou três grandes áreas de praças para os usuários, e felizmente a nossa equipe foi escolhida para projetar um desses espaços. Nosso foco sempre foi desenvolver uma praça onde as relações familiares possam estreitar-se, com a promoção de equipamentos e setores de usos que geram sociabilidade, encontros, jogos e eventos.


Deixando ainda mais desafiador o nosso trabalho, o entorno da praça possui uma topografia sinuosa, tendo apenas uma de suas extremidades como entrada, que dá ligação direta com o projeto e vias. Sendo assim, decidimos evidenciar esta chegada da praça com elementos convidativos, como vegetações, cores, caminhos e principalmente com o desenho de piso que conecta com o resto do loteamento.


Um dos nossos grandes objetivos neste projeto de paisagismo foi criar um ambiente que abrace a diversidade, possibilitando que diferentes personalidades e idades possam se expressar, estabelecer trocas e fortalecer os aspectos culturais e de comunidade. Um espaço em que diferentes gerações possam se encontrar e interagir através de formas lúdicas e visualmente atraentes.


Nossas referências para a Praça das Gerações convergiram em palavras conceituais para nos direcionar nas melhores escolhas projetuais, como: vibrante, cultural, orgânico, experimental, colorido, sonoro, diverso, iluminado, lúdico, e que sirva de referência. Com isso, nossa dinâmica de decisões e soluções ficou mais fácil, deixando ainda mais transparente para todos da equipe qual o resultado que queríamos entregar no final de tudo.


Iniciamos o processo criativo conforme nossa organização interna para cada novo projeto: em um brainstorming participativo, a união da equipe em uma grande imersão de ideias para um processo de criação mais colaborativo, resultando em várias soluções, pensamentos criativos e muitos croquis. Todo esse processo inicial teve a coordenação de projeto dos nossos arquitetos Felipe Rizzon e Lucas Passold, com o auxílio criativo de Ana Julia Faber, que juntos trouxeram o melhor resultado de toda a nuvem de ideias. Salientamos que este método de projetar nos favorece muito como equipe, incentivando e estimulando a troca de pensamentos e propostas de forma horizontal e participativa.


Com todas as ideias expostas, selecionadas e alinhadas, partimos para a decisão do estudo preliminar da Praça das Gerações. As formas circulares ganharam protagonismo no desenho, moldando os usos e a paginação dos ambientes e nos inspirando a criar ainda mais com esse partido. Os caminhos entre as atividades seguem o mesmo traçado ondular, fortalecendo a forma. Nossas escolhas das diversas cores que compõem os revestimentos deixam a praça mais dinâmica e divertida para as pessoas, fugindo da paleta padrão de espaços públicos e trazendo mais vida ao ambiente.


Para auxiliar na dinâmica das atividades, partimos para as escolhas de materiais. A decisão mais adequada para cada uso, melhor aproveitamento do espaço e experiência sensorial. Utilizamos paver intertravado na chegada da praça, partindo para concreto pigmentado nas pistas de caminhada entre áreas de atividades, e chegando até revestimentos mais específicos para os usos, como areia a base de sílica para os parques infantis e piso emborrachado para áreas mais suscetíveis a quedas.


Norteando todas as nossas decisões iniciais, o plano de necessidades da praça foi minuciosamente organizado em 13 grandes áreas, para uma melhor experiência das pessoas. Essa setorização serviu para abraçar todos os usos de todas as personalidades e idades que utilizam o espaço. Pensando nisso, refletimos que uma praça tão complexa e dinâmica como esta necessita de equipamentos adequados para um melhor suporte e aproveitamento. Sendo assim, nossa equipe precisou idealizar e especificar mobiliários sob medida que suprissem todas as necessidades, facilitando e otimizando as atividades.


O Parque dos Balanços é uma dessas grandes áreas. Este ambiente foi idealizado para ser um local de interatividade direta entre todas as faixas etárias, personalidades e necessidades. Conta com diferentes tipos de balanços para que crianças e adultos possam experimentar formas diversas de dinâmica com esse tipo de brinquedo. Para dar suporte aos diferentes balanços, criamos uma estrutura diferente e que desse personalidade para a praça, de característica tubular de aço carbono com pintura a pó eletrostática poliéster na cor amarela, com luzes LED embutidas. Repetimos esta mesma estrutura em outras duas áreas da praça: a Academia 360 e o Redário.


Quando idealizamos a Academia 360, nosso objetivo sempre foi um lugar de suporte a diferentes tipos de equipamentos de ginástica. Tais equipamentos foram acoplados à estrutura tubular de aço carbono, já mencionada antes, porém na cor azul. Este mobiliário serve como um abrigo circular e é estruturado por uma pérgola metálica para se pendurar, com iluminação LED embutida no aço. Criar este ambiente foi muito animador, pois sabemos que as academias ao ar livre são uma ótima opção para uma melhor qualidade de vida, e trazer isto enriquece as atividades da praça.


Semelhante ao Parque dos Balanços e a Academia 360, projetamos o Redário. Em uma estrutura de uma escala menor aos outros dois, pensamos nesse ambiente para abrigar redes de descanso e contemplação. Conhecemos a importância do contato com a natureza para o bem estar, promovendo o relaxamento, a diminuição do stress e a elevação da concentração e da criatividade.


Um dos ambientes mais diferentes e especiais que criamos na Praça das Gerações foi a Fonte Circular. Além de trazer uma beleza visual e atrativa, pensamos na fonte para também deixar o espaço mais úmido e revigorante. Esta fonte é composta por um espelho d’água com lâmina permanente de 5 centímetros, chafariz e uma escultura metálica central em forma de espiral, na cor laranja.


Outro ponto interessante desse nosso projeto é o Estacionamento e Eventos. Criamos um ambiente dinâmico e funcional para estas necessidades, onde o espaço se modifica conforme o uso proposto. Na maior parte do tempo, o local é utilizado como estacionamento rotativo para automóveis dos usuários. E em momentos de eventos, as feiras e demais atividades podem se instalar no local, se apropriando do ambiente e trazendo outro uso. Promovemos com isto a importância de pensar na flexibilidade dos espaços e em como isto pode ser benéfico tanto para administração do lugar quanto para quem utiliza o ambiente.


Enriquecendo ainda mais a praça, tivemos um processo muito detalhista sobre as decisões de vegetação que englobam o projeto, com a liderança de paisagismo de Douglas Hinckel Faustino, que faz parte da nossa equipe. Entendemos que a presença de vegetação nos espaços abertos é de total importância para o ambiente, pois ajuda no clima, ameniza a radiação solar, modifica a velocidade e direção dos ventos e contribui contra a poluição do ar. As melhores escolhas de paisagismo favorecem não só esses aspectos mas também trazem uma conexão das pessoas com o meio verde. Propomos as forrações de gramíneas, arbustos e árvores para cada uso e sensação que queríamos passar a quem utiliza a praça, como conforto, bloqueio e embelezamento visual. Liriope verde, Capim Texas, Grama Bermudas e Pitangueira são algumas das espécies que escolhemos para o projeto.


Entre todas essas minúcias e decisões projetuais, concluímos um projeto que, apesar de bastante desafiador e complexo, é acolhedor e estimulante. Fizemos uma praça que promove a interatividade entre diversos tipos de pessoas, com suas diferenças de idade e personalidades. Um ambiente para reunir a família, conversar, contemplar, correr, relaxar e brincar. Com este projeto de paisagismo, promovemos a importância do design para a conectividade, a diversidade, a segurança, o estilo de vida saudável e demais outras atribuições positivas.

Conheça nossos outros projetos!
Projeto de Paisagismo

CO STUDIO - Equipe: Felipe Rizzon, Lucas Passold, Kelen Juliana Ribeiro Gomes, Douglas Hinckel Faustino, Ana Júlia Faber.

Local

Camboriú, Santa Catarina, Brasil.

Ano

2021

Imagens

CO STUDIO, Improov

Área

7975m²

Tipologia

Paisagismo

Cliente

Embralot