Your address will show here +12 34 56 78
Notícias

O CO STUDIO é, desde sua origem, um espaço de criações compartilhadas entre arquitetura, design e marketing – três áreas criativas que, apesar de suas especificidades, compartilham backgrounds muitas vezes similares e sempre complementares.

Também faz parte de nossas origens o desejo de compartilhar com o mundo o que compartilhamos entre nós. E, muito recentemente, identificamos em nossa equipe um outro desejo que vai de encontro a esse recém citado: fazer parte de uma rede de pessoas criativas, de diversas áreas, potencializando as trocas, os compartilhamentos, as experiências e impulsionando a economia criativa de nossa cidade.

Foi assim que nasceu a ideia de uma comunidade que unisse e integrasse profissionais das indústrias criativas em prol do desenvolvimento individual de cada membro e, consequentemente, do desenvolvimento coletivo do mercado. Foram necessários alguns encontros e muitas horas investidas para que, juntos, amadurecêssemos essa ideia e transformássemos ela em realidade.

O manifesto que você pode ler abaixo é fruto desse trabalho conjunto da equipe CO STUDIO e expressa com maior profundidade as motivações, o propósito e os objetivos da Comunidade Criativa de Floripa.



A Comunidade Criativa de Floripa é aberta para qualquer pessoa que atue em alguma área do vasto leque de possibilidades da Economia Criativa e resida em Florianópolis. Para participar, é necessário preencher este formulário que direcionará para o grupo do whatsapp onde a comunidade está se consolidando.

Se o que você leu até aqui fez sentido, te esperamos lá!



0

Notícias

Passamos os últimos anos sonhando em como seria toda a trajetória e a chegada até este momento. Então hoje, completando três anos de muitos ganhos e aprendizados, vamos aproveitar essa ocasião de alegria e celebração para compartilhar com vocês alguns dos acontecimentos que moldaram a nossa história.

Durante a vida, tendemos a nos aproximar de pessoas que se identificam com nossas ideias e apoiam nossos sonhos. Essa experiência de ter o valor de um sonho compreendido e compartilhado serviu, e ainda serve, como base para a formação do CO STUDIO.

Em 2015, ao se depararem com o final da graduação, dois grandes amigos decidiram explorar soluções para um problema recorrente no cotidiano: a falta de diálogo e interação entre pessoas e empresas de diferentes disciplinas criativas ou áreas técnicas.

Ao redor do mundo, a falta de metodologia e profissionais pouco integrados têm sido responsáveis por entregar respostas falhas ou desconexas – além de custosas e lentas – limitando grandes ideias à partes conceituais segmentadas.

Entendendo ser uma oportunidade para aperfeiçoamento dos serviços de criatividade, os amigos resolveram embarcar neste desafio, juntar forças e conhecer mais pessoas que compartilhavam da mesma vontade.

A missão era aprender com as oportunidades e construir métodos que tornassem mais humanas, divertidas e potentes as interações entre os profissionais criativos e a concretização de suas ideias.

Os ensinamentos de cada uma das pessoas, projetos e empresas que interagiram nesta parte inicial foram fundamentais para a construção dos valores e da cultura do CO. O STUDIO teve a sorte de ser abraçado por pessoas incríveis, que acreditaram no mesmo propósito e alimentaram a busca pela ideia.

No início do ano de 2016, a equipe decidiu que para dar o próximo passo, seria necessário formalizar, escrever e sintetizar as experiências vividas até ali, com o intuito de amadurecimento de uma ideia para um negócio.

O CO STUDIO foi então selecionado, através de um edital do CocreationLab, como uma das melhores ideias de empresa daquele semestre. O Programa tinha como premissa, fornecer conhecimento e network para desenvolvimento do modelo de negócio e da capacidade competitiva das empresas.


 


Foi uma rica e intensa jornada que não só deixou marcas como faz parte do nosso DNA até os dias de hoje. Nesta etapa, nos esforçamos para combinar as habilidades de cada membro da equipe, a fim de obter resultados cada vez mais completos para nossos clientes. Estamos focados em criar metodologias, captar a essência e entregar experiência através de arquitetura, marketing e design.


Descobrimos que “fazer juntos” era nosso segredo. Que os processos criativos quando pensados por pessoas diferentes se complementam e se aprimoram, e que além de fazer juntos, de forma interdisciplinar e co-criativa, nós temos sinergia.
 

Levamos mais algum tempo entre testes, ajustes, erros e acertos até avaliarmos que estávamos prontos para o lançamento oficial da marca CO STUDIO. Temos muito orgulho da nossa história, das amizades e das experiências que constituíram o CO, e por esse motivo resolvemos fixar como aniversário a data de 22 março de 2018, o dia em que nos apresentamos publicamente.

SE TORNANDO UMA EMPRESA


A partir daquele momento o CO deixava de ser um projeto compartilhado entre amigos e se tornou uma empresa onde podemos compartilhar com o mundo o que compartilhamos entre nós.

Desde então o CO STUDIO cresceu como equipe, como proposta, concretizou sonhos, traduziu ideias e materializou valores.



Fez projetos de valor coletivo, reduziu custos e diminuiu prazos de entregas. Nossas interações sempre foram focadas em elevar a experiência humana.

Por isso, aguardamos ansiosamente o dia de hoje para celebrar junto com nossa incrível equipe, amigos, clientes, parceiros e todos que já co-criaram por aqui.

Dedicamos estes 3 anos de história às amizades, a paixão pelo que fazemos e pela busca por um mundo melhor para todos. 

Obrigado pelo carinho, incentivo e confiança de todos vocês, a nossa jornada tem sido incrível graças não só a gente, mas por todos que fizeram parte ou foram tocados pelo nosso trabalho.




0

Notícias

Florianópolis e suas paisagens podem ser vistas através de uma perspectiva transcultural, por meio de fotomontagens digitais, na mostra “Transculturalidades em Paisagem”, de Lucas Passold, arquiteto do CO STUDIO.

As obras levam o observador a navegar pela transformação da cidade, através da escolha de importantes cenários de Florianópolis, misturados com paisagens às vezes existentes de outros lugares e às vezes provocados por interesses do imaginário público construído pela nossa sociedade. Questiona-se então sobre até que ponto nós, como indivíduos, construímos ao pouco nossa cultura e até onde está nosso alcance para a formação de nossas paisagens. 

exposição

A inauguração da exposição ocorreu no dia 18 de Dezembro de 2019 e também contou com a presença de diferentes profissionais da cidade, entre jornalistas, artistas, professores e arquitetos, para o “Papo Urbano”, um debate que levantou muitas questões sobre o desenvolvimento cultural e urbano de Florianópolis.


A exposição pode ser conferida até o dia 31 de Janeiro, na Galeria de Arte do Mercado Público, no centro da cidade. A entrada é gratuita.

Serviço:

Data: 18 de Dezembro a 31 de Janeiro 

Horário: Segunda a sexta, da 13h às 19h / Sábado 10h às 14h

Local: Mercado Público de Florianópolis, piso superior. Sala José Cipriano da Silva, Largo da Alfândega – Centro

Valor : gratuito

Informações: (48) 3206 9042 

exposição

0

Notícias
Foto: Arte térrea: a geometria de core leves do artista urbano Rodrigo Level para a Square Lab faz um belo contraponto às arquiteturas históricas do centro da Capital (Foto: Divulgação). Texto original da Revista Versar, reproduzido na íntegra. Link original aqui.

Nos próximos dias, Florianópolis ganhará seu primeiro coworking público. O espaço, implantado na quadra de esportes da Escola Antonieta de Barros, está sendo concebido por artistas, designers e arquitetos catarinenses em uma ação inédita do Festival Subtropikal, maior evento de criatividade urbana do Brasil, que estreia na capital catarinense neste feriadão, nos dias 2, 3 e 4 de novembro. A ideia é mostrar para a população que é possível revitalizar espaços que foram esquecidos pela população, mas que podem ter uma nova vida.

Por mais difícil que seja refazer todo um ambiente, não é uma missão impossível. Cada local tem suas memórias e histórias que, sem o devido cuidado da comunidade, podem ficar eternamente no passado. Mas, com criatividade e consumo consciente, o Subtropikal entende esse problema e procura fazer a diferença por onde passa. Em parceria com o Centro Sapiens, patrocinado pela Imaginarium e com apoio da rede Balaroti, a antiga quadra de esportes da Escola Antonieta de Barros, que estava sendo utilizada como estacionamento, ficará à disposição dos moradores da capital catarinense com uma nova funcionalidade.

Vizinho do Museu da Escola Catarinense, o espaço está ganhando muitas cores, estrutura e uma energia totalmente nova. O projeto é comandado pelos arquitetos e designers do escritório CO STUDIO. Durante o Subtropikal, o novo ambiente vai receber a atividade “Dias de Criatividade Urbana”, com workshop de design participativo. A ideia é ouvir todas as vozes e colocar as ideias e vontades na mesa, junto de dinâmicas de desenho e brainstorming. Após isso, haverá um mutirão para fazer tudo acontecer.

O coworking público fica na Rua Saldanha Marinho (nº 196), vizinho ao Museu da Escola Catarinense. O espaço, que terá uma infraestrutura completa, poderá ser utilizado diariamente pela população.

0

Notícias
Texto escrito por Beatriz Testoni, originalmente publicado neste link.

Sinergia. Essa é a palavra que sintetiza tanto a relação entre os profissionais de arquitetura, design e marketing que trabalham no CO STUDIO, quanto a qualidade dos projetos e as criações que saem do escritório e são entregues para os clientes.

Idealizado pelos arquitetos Lucas Passold e Felipe Rizzon, o estúdio de criações compartilhadas nasceu inicialmente com o intuito de resolver um grande problema dos escritórios de arquitetura: a falta de comunicação e interação com outros profissionais. Um projeto de arquitetura não envolve apenas a criação do arquiteto para ser concretizado. Ele precisa desenvolver uma relação também com engenheiros, mestres de obra, marceneiros, designers e outros profissionais que irão executar e auxiliar na materialização do projeto. Infelizmente, esses profissionais mal se conhecem, muitas vezes não tem experiência de trabalho juntos, e pouco se comunicam para acertar os detalhes finais para que o trabalho saia dentro do esperado. O resultado disso geralmente são erros de projeto, alto custo na obra, tempo perdido e reuniões desnecessárias que afetam a qualidade dos serviços de todos os envolvidos.

Assim, o CO STUDIO surgiu da ideia de integração, começando pelo processo de projeto até a finalização de uma obra. Com pouco mais de um mês de ideia formada, o escritório foi selecionado em segundo lugar para o edital de pré-incubação do Cocreation Lab, projeto do Centro Sapiens em Florianópolis. Ali, os arquitetos expandiram mais suas ideias, transformando-as em um estúdio modelo. Perceberam que muitas empresas estão buscando por serviços mais compactos e integrados, e decidiram ampliar o seu campo de criação também para o mundo do design e do marketing.

“No momento em que começamos a trabalhar diretamente com designers e gerentes de marketing, nosso campo de capacidades e habilidades se ampliou”, conta o arquiteto Lucas Passold. “O arquiteto é por essência um profissional multidisciplinar, ele precisa entender um pouco de muita coisa e, quando ele se aproxima e tem contato direto diário com especialistas, cria-se uma relação mútua e benéfica para os dois lados. Nós aprendemos muito com os designers e vice-versa. Estamos todos lidando com arte, composição, formas, estética… e quando há uma troca entre nós, sempre acontece algo muito bom. Chamamos esses momentos de sinergéticos aqui no escritório. É quando uma ideia complementa a outra, e elas vão se transformando até se tornarem algo incrível. E quem ganha com tudo isso são os nossos clientes: em maior agilidade na entrega, melhor comunicação, menos reuniões, menor custo e é claro, na melhora da qualidade do projeto.”

Após o estabelecimento da equipe multidisciplinar, o estúdio passou a focar os seus projetos para o desenvolvimento de empresas. Com metodologias integradas entre as áreas de design, arquitetura e marketing, o CO STUDIO é capaz de captar o DNA das empresas e transformá-los em produtos nos mais diversos meios visuais possíveis. Isso significa captar a essência da ideia de um cliente e criar desde a marca da empresa, suas impressões gráficas, projetar os espaços de trabalho, criar a arquitetura em que irá receber seus clientes e até uma campanha de divulgação que atinja em cheio os usuários finais.

Após cerca de um ano de testes, projetos, criações de parcerias e com o auxílio de dois mentores, o CO STUDIO finalmente irá começar seu caminho pelo mercado da economia criativa. Os sócios acabam de lançar a empresa oficialmente e, no seu site, é possível navegar por um portfólio de dar inveja, com trabalhos de branding, casas, design de interiores, e principalmente projetos de escritórios, comércios e empresas.

O sonho da equipe multidisciplinar, que hoje tem uma rotina de trabalho dinâmica entre dois coworkings diferentes, é em um futuro breve criar um espaço de trabalho próprio que permita mais interação e cocriação interna entre os próprios funcionários, seus parceiros e o público em geral. “Hoje se fala muito em inovação e cocriação, estão sendo criados muitos coworkings e incubadoras, mas nós observamos que há pouca interação real entre os empresários que trabalham nesses espaços. Pela nossa experiência, queremos trazer pessoas para a equipe que se identificam com nossos ideais e que queiram chegar no mesmo objetivo de compartilhamento e crescimento pessoal e profissional que nós temos. É preciso metologia para isso e é preciso que existam pessoas que possam guiar e facilitar essa cocriação, e isso já temos em nosso DNA”, afirma Rizzon. É com esse ânimo, com um espaço que possibilite essas trocas diretas, e com uma metodologia multidisciplinar, que o escritório acredita poder contribuir com suas competências e criações no desenvolvimento da cidade. “Queremos crescer no sentindo de contribuir com todas as pessoas e com a cidade, e assim evoluir de pequenos trabalhos para grandes projetos de espaços públicos, parques, habitações sociais, eventos regionais e assim por diante. É preciso ter muitas cabeças em sintonia para essas tarefas, e isso nós já estamos buscando”, afirmam os sócios e melhores amigos.

De fato, ao conhecer a equipe do CO STUDIO, nota-se que a cocriação não só gera bons projetos mas também boas amizades e uma relação harmônica entre os envolvidos que nos dão vontade de, ou fazer parte da equipe, ou contratá-los para algum trabalho. Se você ficou curioso para saber mais o que essa equipe faz e até onde ela capaz de chegar, confira abaixo as imagens de alguns de seus primeiros projetos ou confira no site https://costudio.art.br.

0