Design, Marketing Digital

Identidade visual para construtora: Saiba a importância disto para o seu negócio

Diante de tantas obras, projetos e reformas, uma construtora pode acabar deixando de lado a sua imagem perante o público externo. Porém, é preciso levar em consideração sempre a importância de uma boa identidade visual para se destacar no mercado, e passar a imagem certa para os futuros clientes. 


Se você possui uma construtora, incorporadora ou imobiliária, é imprescindível a importância de uma boa identidade visual na estratégia do seu negócio, e deve ser vista como prioridade junto a qualquer outro sistema dentro da sua empresa. Aqui no CO STUDIO nós sabemos que, quando a estratégia de uma boa identidade visual é bem pensada e exercida, muito mais facilitada é a conversão direta de clientes


Sendo assim, decidimos te ajudar a entender melhor sobre identidade visual para construtora, e toda a importância disto para o seu negócio. Continue lendo!


O que é identidade visual?

 Identidade visual para construtora - Logo do CO STUDIO

Antes de tudo, para que você entenda sobre esse assunto mais direcionado para a sua empresa, precisamos primeiro conversar sobre o que é identidade visual. Este é um tema bem recorrente quando o assunto é posicionamento e presença de marca.


Uma identidade visual é um grupo de elementos de design que tem como finalidade a comunicação da ideia, propósito, e missão da empresa para o público. Esses elementos são slogan, tipografia, as cores, o próprio nome e aplicação em peças gráficas de promoção.


Um exemplo dessa estratégia visual é a nossa marca aqui no CO STUDIO. Somos um escritório de criações compartilhadas, que visa a cocriatividade, a paixão, a multipotencialidade e a sinergia entre todos os colaboradores, clientes e áreas de atuação. Sendo assim, a nossa marca precisa transparecer tudo isso. 


Nossa logo possui uma harmonia entre três cores principais que significam nossas três áreas criativas dentro do escritório. O azul representa o marketing, o vermelho representa o design, e o amarelo representa a arquitetura. Juntas elas formam nosso nome. Nossas aplicações, apresentações e afins são a união dessas cores, seja de forma brusca ou até um degradê, para mostrar essa mescla de cocriação.


A importância da identidade visual para construtora


Isso tudo que conversamos pode ser aplicado a qualquer negócio e marca, incluindo construtoras, empreendimentos imobiliários e qualquer setor da construção civil. Nós, do CO, sabemos que uma boa imagem e presença de marca de uma construtora pode alavancar a procura de potenciais clientes e consequentemente as vendas e contratos fechados.


Como exemplo disto, temos o nosso case de Identidade Visual para a Antera Construtora. Concluímos um projeto com uma marca forte e que transmite confiança para seus clientes. Com um bom sistema de identidade visual, permitindo uma fácil aplicação da marca em virtude da sua responsividade. Trouxemos elementos relacionados a engenharia civil no seu símbolo, como ângulos e linhas retas, assim como o verde na sua paleta e que também faz ligação ao significado do nome e sua uma ligação com a natureza.


4 passos para uma ótima Identidade visual para construtora


Entendemos que você pode estar se perguntando “Quais os passos para seguir na hora de criar uma boa identidade visual para a minha construtora?”. Por isso, trouxemos aqui 4 itens indispensáveis que uma boa identidade visual para construtoras precisa se atentar. Continue lendo!


  • Branding book


O branding book, nada mais é, do que um documento de diagnósticos, avaliações e visões de futuro para a sua empresa. É aqui que nós incluímos o tom e voz da construtora, sua missão, visão e propósitos. Também, com a ajuda de profissionais, é agregado às pessoas – características em comum entre seus potenciais clientes – seus valores como empresa.


  • Naming 


Esta é considerada uma das etapas essenciais para a identidade visual, pois o naming nada mais é do que dar um nome a sua marca, que traduza tudos os serviços, posicionamentos e desejos que o negócio visa. Este é um processo que reúne inúmeras técnicas e metodologias para criar nomes impactantes.


  • Logotipo


A idealização de um logotipo é mais do que fundamental para que os seus potenciais clientes possam identificar e diferenciar a sua marca das outras inseridas no mercado. Uma empresa com um logotipo fraco ou feito de forma errônea pode transmitir uma visão de uma empresa sem identidade, sendo assim impossível de ser reconhecida pelos consumidores.


  • Cores


E por último mas não menos importante: as cores. As cores têm um incrível poder de se comunicar, pois gera vínculos emocionais, conexão e valores para os clientes. Por isso, uma boa paleta de cores para uma construtora deve ser elaborada dentro de um contexto estratégico, para passar seriedade, autenticidade e expertise.


E então, vamos (re)posicionar a sua construtora no mercado?


Agora que você já sabe um pouco mais sobre a identidade visual para construtora e o porquê de ser tão importante, você já pode começar a avaliar e procurar os pontos negativos e positivos do seu negócio, entendendo qual imagem você quer passar para os seus clientes. 


O CO STUDIO é um escritório de criações compartilhadas que agregam valores às empresas e pessoas, gerando resultados extraordinários, através da cocriação entre design, arquitetura e marketing digital. Nós podemos te ajudar! 


Quer saber mais? Contate a gente para uma conversa! E é claro, não esqueça de nos seguir nas redes sociais (@costudio.art) e de conferir nossas outras matérias no blog. Até a próxima!

Author


Avatar

Douglas Hinckel Faustino

Estudante de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, Escritor e Redator nas áreas de Literatura, Música e Marketing Digital