Marketing Digital

O que é DNA da marca? Entenda a importância disto para o seu negócio

Nos dias atuais, a autenticidade e originalidade são cada vez mais importantes para uma marca, pois diversos negócios nascem diariamente. Para contornar essa situação, aqui no CO STUDIO, sabemos a importância de uma estratégia de marca forte  perante a concorrência, e uma dessas manobras é a identificação clara do DNA da sua marca. Mas afinal, você sabe o que é DNA da marca?

O DNA da marca é muito importante e básico para o seu posicionamento no mercado e garante uma imagem forte para o público, estreitando a conexão entre o seu empreendimento e os seus clientes. Justamente por isso, ele precisa ser identificado e utilizado de forma estratégica.

Para te ajudar a entender melhor esse assunto, e não surgir mais dúvidas em relação a esse tema, vamos conversar sobre o que é o DNA da marca e a importância disso para o seu negócio. Continue lendo!


O que é DNA de Marca?

Assim como na biologia, o DNA contém as informações que coordenam os direcionamentos e desenvolvimentos no universo corporativo. Sendo assim, o DNA da marca diz respeito à essência do negócio e a todos os aspectos que o compõem. A forma como se comunica, as estratégias de marketing e até a imagem que a empresa quer mostrar no setor do mercado.


Resumidamente, o DNA da sua marca irá determinar todos os próximos passos que você irá tomar em relação ao seu negócio. Por isso, precisa ser desenvolvido ou identificado precisamente com a ajuda de profissionais da área.

O que é DNA da marca? Entenda a importância disto para o seu negócio


Mas então qual a sua importância?

O DNA da marca pode ser considerado um grande conceito capaz de criar uma forte tendência de consumo do seu negócio. É o importante fator que pode fazer com que o seu público escolha a sua marca ao invés da do concorrente, por exemplo. Por mais que a qualidade do produto ou serviço seja levada em consideração, o aspecto de identificação e posicionamento é fundamental para essa decisão de mercado.

Sem um DNA bem definido, você acaba criando decisões e estratégias não embasadas, e seu negócio pode se transformar em uma grande confusão para seus clientes. Uma organização que conhece o seu próprio DNA tem o que é preciso para entregar produtos ou serviços que agreguem valor


Como identificar o DNA da marca?

Para você identificar com mais clareza o DNA da sua marca, primeiramente indicamos que seja feita uma análise do histórico e valores da empresa. Toda empresa tem uma trajetória, e isso é um dos aspectos cruciais para o desenvolvimento do DNA de uma marca. 

Identificar a voz da marca é essencial. Todo negócio tem a sua própria linguagem e os clientes sabem disso. Reconhecer a sua identidade no mercado é o principal caminho para identificar o DNA. Assim, será muito mais fácil criar campanhas e estratégias de marketing segmentadas para um público específico: o seu público.

Mas a identificação do DNA  não se limita apenas a esses dois pontos. Há muitos outros que podem contribuir para um resultado mais assertivo do posicionamento e diretrizes da sua marca.


E por último: como criar o DNA?

Você precisa começar pelas respostas de diversas perguntas importantes durante todo o processo de criação do DNA. Essas respostas deixarão muito mais claro para você qual o real motivo da sua empresa existir, e qual é o principal legado que quer construir

Entretanto, não se pode fazer isto sozinho. Esse processo precisa ser totalmente colaborativo, para representar o maior número de colaboradores e idealizadores. Além disso, se você não tem experiência na área de marketing e publicidade, fica muito difícil criar o DNA que tanto precisa. 

Para isto, o ideal é contratar empresas especializadas em serviços de marketing, pois pode acelerar esse processo para você e sua empresa, deixando tudo ainda mais assertivo. Aqui no CO STUDIO nós possuímos além de uma equipe especializada em arquitetura e design, oferecemos serviços de marketing, feito por um time de especialistas nesses conhecimentos. 


Vamos COCRIAR juntos?

Agora que você já sabe tudo sobre o que é DNA de uma marca e como este assunto é importante para o seu negócio, o que acha de começar a investir na experiência que seus clientes e colaboradores terão com o propósito da sua marca?  

O CO STUDIO é um escritório de criações compartilhadas que agregam valores às empresas e pessoas, gerando resultados extraordinários, através da cocriação entre design, arquitetura e marketing digital. Nós podemos te ajudar! 

Quer saber mais? Contate a gente para uma conversa! E é claro, não esqueça de nos seguir nas redes sociais (@costudio.art) e de conferir nossas outras matérias no blog. Até a próxima!

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Douglas Hinckel Faustino

Estudante de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, Escritor e Redator nas áreas de Literatura, Música e Marketing Digital