Design, Marketing Digital

Como criar uma marca memorável

Se você sente que possui uma empresa que oferece um produto ou serviço que as pessoas necessitam, mas mesmo assim não consegue alavancá-la no mercado, é provável que sua falha esteja no branding. Hoje em dia, com a competitividade cada vez maior, é primordial que as empresas encontrem maneiras de se destacar e conquistar seu nicho, seu público-alvo. Por esta razão, não é suficiente apenas oferecer seu serviço: é preciso que sua marca se posicione e ofereça ao consumidor uma identidade. No caso de novas empresas, o branding é um fator ainda mais decisivo, pois ajuda na criação de uma proposta consistente para que a marca se estabeleça no mercado.

Mas o que é branding?

O branding, portanto, é uma estratégia do marketing digital que engloba tanto a marca quanto as ações que serão feitas para gerenciá-la da melhor forma e, portanto, criar uma fidelização por parte dos consumidores. Dessa forma, engloba desde a confecção da marca até as ações diárias de marketing da empresa. Veja o exemplo da Padaria Pão à Mão, que fideliza seus clientes oferecendo ecobags para levar o pão comprado, potes de geleia personalizados, saquinhos de pão, dentre outros.


Mais do que os produtos que você vende, sua marca diz respeito à essência da sua empresa, ou melhor, o que os consumidores pensam quando se remetem à sua marca. Esta construção da percepção do consumidor cria uma espécie de inconsciente coletivo que pode fazer com que a empresa tenha uma imagem positiva ou negativa. Para construí-lo, no entanto, é necessário que a marca esteja consolidada em seu conceito, o que pode ser feito através do seu DNA.


DNA da marca

O DNA da marca é um procedimento realizado para personificar a marca, transmitindo suas características, atitudes e motivações, com o objetivo de refleti-lo na comunicação visual e, posteriormente, em seu branding. As sócias da Clínica Toque de Camomila possuíam muitos sonhos e personalidades diferentes que, através de uma boa conceituação e DNA, geraram desde o nome da empresa até a construção do espaço em que atendem os clientes. Algumas perguntas-chave podem ser feitas para ajudar você a identificar o DNA da sua marca:


Quais são as motivações e valores da sua empresa?

Para fidelizar consumidores e fazer com que eles escolham sua marca ao invés das outras, é preciso transmitir seus valores, seu propósito social. Isso fará com que as pessoas que acreditam no mesmo que você queiram consumir o seu produto – mesmo que ele seja mais caro – pelo fator de identificação que ele causa. Estabelecer a missão da empresa e por qual meio ela fará isso tem impacto direto nas suas ações de marketing.


Para quem o produto / serviço são voltados?

Em consonância com as motivações, a definição de um público-alvo ajuda a estabelecer componentes da comunicação visual, tais como: o tipo de linguagem utilizada, as cores da empresa, fontes da logomarca e a forma de atingir o público.


Um recurso utilizado é a elaboração de uma persona, ou seja, o perfil do cliente ideal com nome, idade, profissão, hobbies, interesses e sonhos. Essa definição de personas terá mais efetividade se realizada também para os investidores, fornecedores e funcionários, enfim, quaisquer agentes envolvidos na empresa. Essa materialização facilita no fortalecimento do conceito da marca, e justifica suas ações.


O que o diferencia das outras marcas?

Como já mencionamos, é importante encontrar formas de fazer a sua marca se destacar. O diferencial não precisa vir necessariamente do produto em si, mas pode vir do seu preço, da entrega do serviço, do atendimento, de brindes ao consumidor ou até mesmo da missão da sua marca, mas é importante deixá-lo claro: só assim sua marca se tornará memorável.


Uma vez detectado o DNA da marca, poderá ser formulada a etapa da identidade visual, que colocará em prática através do design todos os componentes acima descritos. Esta etapa compreende o logo, aplicações gráficas, tom de voz, manual de marca e estilo da empresa, que conectará de forma visual tudo o que a marca deseja transmitir.


Marketing Digital

Depois de respondidas as perguntas acima, metade do branding já está feito. O que falta agora é partir para a ação: como colocar em prática as ações que farão com que as pessoas assimilem sua marca da maneira como você deseja?


Essa parte da estratégia faz parte de transmitir o propósito da marca, e é a parte primordial do processo pois é através dela que os consumidores irão de fato se conectar com a empresa.


O branding necessita de um planejamento estratégico: ele precisa deixar transparecer o propósito social da marca e sua personalidade através da comunicação visual (logo, estilo, identidade), utilizando os mais diversos canais para chegar ao público. O Programa Eu & Você, por exemplo, apesar de ser um programa de televisão, fideliza seus clientes publicando os vídeos do programa também no Youtube e divulgando em diversas redes sociais. E todo esse conjunto precisa estar coerente para transmitir verdade, pois só dessa forma as pessoas comprarão de você ao invés do seu concorrente.


As ações de branding configuram um sistema complexo, mas que se bem executado, são capazes de projetar sua empresa no mercado. Elas estão baseadas em pesquisas de mercado, extenso planejamento, gerenciamento, e podem incluir necessidades de ajustes na sua empresa (adaptabilidade a novas mídias, novos mercados, novas tecnologias). Por isso, o mais recomendado é confiar este processo a um profissional que poderá fornecer um auxílio especializado para você e sua empresa.


Vale ressaltar que é importante realizar todas essas ações em conjunto pois, sem uma identidade de marca bem feita, dificilmente você conseguirá realizar um marketing que atinja o seu público alvo. E o caminho contrário também não é o ideal: de pouco adianta termos uma marca bem fundamentada e bem desenhada, se não aplicarmos ela com uma boa estratégia de marketing. Para ver exemplos da efetividade desse “pacote completo”, confira nosso portfólio e sinta-se confortável para solicitar um orçamento conosco.