Arquitetura, Design

A importância do design de interiores

Todos nós, em algum momento da vida, já sentimos a necessidade de renovar o ambiente em que vivemos ou trabalhamos. Nessas horas, queremos mudar tudo de lugar e pensamos nas melhores soluções para o ambiente. Por meio da internet encontramos todos os tipos de imagens, que trazem ideias, nos inspiram, mas que, em alguns casos, podem causar uma confusão em relação aos nossos gostos. Nos levando a acreditar que tal coisa é o que realmente precisamos para o ambiente, sem que possam ser analisados aspectos técnicos que fazem toda a diferença para o resultado de um projeto. É nesse momento que entra o papel do design de interiores!


Com a função de unir estética com praticidade e conforto, o design de interiores vai além de apenas decorar um ambiente. 


Confira as etapas:


Pesquisa:


No processo inicial de um projeto é feito um estudo minucioso das necessidades do cliente, que incluem uma análise geral dos cômodos projetados e da dinâmica das pessoas que vivem no local. Entender a rotina de cada membro da casa, para que todos consigam se sentir confortáveis e com suas necessidades atendidas é extremamente importante.


Ideação e Criação do Projeto:


Após a compreensão dos aspectos iniciais, identificação das necessidades do cliente e definição de um briefing de projeto, o designer de interiores tem a função de buscar soluções e transformá-las em ideias sólidas e visuais. Nessa etapa é planejada a parte elétrica e hidráulica, além da iluminação, dos revestimentos, da instalação de gesso e possíveis modificações físicas no espaço. Com esses pontos definidos e aprovados pelo cliente, entra em ação a parte estética do projeto, levando em consideração a definição de cores, estilos e sensações que serão transmitidas por meio do ambiente. 


Aplicação:


Por fim, depois da aprovação do projeto, acontece a execução. E para que ocorra tudo conforme o planejado a obra deve ser acompanhada por um profissional responsável. Muitas vezes, quem faz esse acompanhamento é o próprio designer de interiores, afinal, ele possui o conhecimento de todo o projeto.


Como podemos ver, criar ou reformar um ambiente vai muito além de uma simples escolha de decoração e móveis. Assim, se você está precisando de ajuda para deixar seu ambiente com melhores condições de conforto e estética, o designer de interiores é um profissional totalmente habilitado e capacitado para realizar esse tipo de projeto. 


E se você, agora que conheceu um pouco do trabalho de um design de interiores, estiver pensando em criar ou reformar um ambiente entre em contato, nós podemos te ajudar!


Leia também: Os principais custos de uma reforma de interiores.

Author


Avatar

Lucas Passold

Lucas Passold é sócio, arquiteto, urbanista e gerente de projetos do CO STUDIO. Especializado em projetos colaborativos, traz inovação ao processo criativo e em como essa abordagem pode ajudar empresas a prosperarem através do design e da arquitetura.