Arquitetura

Vale a pena contratar um arquiteto?

Se você está na dúvida a respeito da necessidade de contratar um arquiteto para a sua construção ou reforma, preparamos uma série de possibilidades para você identificar sua situação e, então, avaliar se você necessita do auxílio deste profissional ou não.

A dúvida entre a contratação de um arquiteto ou designer de interiores costuma ser muito comum. As duas ocupações possuem semelhanças, mas também algumas diferenças primordiais que podem ajudar o cliente a optar por um ou outro. Ainda que os dois estejam aptos a realizar projetos, apenas o arquiteto é qualificado para assinar o laudo de responsabilidade técnica, chamado de RRT.

Na prática, isso significa que o arquiteto é responsável por danos e problemas que você, apenas com a ajuda de um pedreiro ou até mesmo sozinho, não poderia arcar, gerando custos e danos que podem ser irreparáveis. Portanto, se sua reforma inclui responsabilidades civis, como a derrubada ou construção de paredes ou a mudança de pontos elétricos, o correto é a contratação do arquiteto.

Por outro lado, em obras pequenas ou decisões que envolvem apenas compras de itens para a decoração, muitas pessoas decidem abrir mão do auxílio de um profissional, para evitar o custo da contratação e também devido à grande quantidade de conteúdo disponível na internet que pode servir de guia para uma possível compra. No caso de pequenas decorações, por exemplo, você pode consultar referências em sites como o Pinterest, vídeos no Youtube (consulte os canais do Paulo Biacchi e Karla Amadori) ou o próprio Instagram, filtrando a pesquisa por meio das hashtags. Por mais que seja inspirador buscar diversas referências, saiba que, se você não tiver uma ideia geral do seu projeto e for realizando pequenas reformas ou comprando itens aos poucos, sem pensar no todo ou em um conceito que guie seu ambiente, é provável que ele vire uma salada de frutas. São nesses momentos que até mesmo uma consultoria rápida com um arquiteto pode valer muito a pena.

Já para ambientes mais complexos, ou se o ramo da decoração não faz a sua praia, você pode contratar um profissional da área de Design de Interiores ou o próprio arquiteto para te auxiliar a compor um ambiente agradável através de seu layout, podendo o profissional inclusive desenhar o próprio mobiliário. Estes profissionais elaborarão, dessa forma, um ambiente interno com base em critérios como ergonomia, iluminação, acústica e, claro, senso estético. Veja um exemplo de um projeto pequeno, realizado por arquitetos, de um escritório de advocacia.

Se, depois de avaliar sua situação, você chegar à conclusão de que o arquiteto é o profissional mais adequado para seus interesses, mas ainda não tem certeza se deve contratá-lo, aqui vão algumas vantagens de ter um arquiteto por trás da sua obra:

PROJETO PERSONALIZADO

Ele transformará suas necessidades e vontades em espacialidades, através da elaboração de um projeto que contemple também a funcionalidade e seu orçamento. Devido à sua formação multidisciplinar, o arquiteto consegue aliar fatores técnicos e estéticos ao projetar, levando em conta as especificidades individuais de cada cliente, que dizem respeito desde seu estilo de vida até preferências.

CONFORTO 

As questões de conforto também são valorizadas por este profissional, que considera seus mais diversos aspectos: a comodidade e aconchego; adequação ao seu orçamento e variáveis de conforto ambiental, que abrangem as condições acústicas, térmicas, lumínicas e de acessibilidade ideais para promover um espaço agradável a todos.


CONTROLE DA OBRA

Como já mencionamos anteriormente, ao contratar um arquiteto você também obterá um responsável pela execução e gerenciamento da obra (juntamente com o engenheiro), que poderá tanto coordenar os projetos complementares necessários, como hidráulica ou elétrica, ou cuidar da administração da obra. Ele pode, por exemplo, elaborar um orçamento especificando a quantidade de material necessária para a sua obra, o que te dá a vantagem de ter apenas um profissional a par de todas as etapas do planejamento à construção. Isto oferece menos riscos aos clientes e garante maior eficiência e rapidez na execução da obra.


CONSULTORIA

Uma vez que o arquiteto elaborou os ambientes, ele também pode te auxiliar na compra dos materiais, escolhendo e especificando o mais adequado para cada situação de projeto.

No entanto, os serviços de consultoria oferecidos por arquitetos não param por aí: eles podem ajudá-lo na hora de escolher o melhor terreno, por exemplo, levando em conta seu potencial para uma boa edificação ou até mesmo te auxiliar na compra de um imóvel.

Por ser uma ajuda pontual, os serviços de consultoria costumam apresentar custos reduzidos. Dessa forma, se você não tem condições de investir em um projeto completo no momento, as consultorias podem ser uma forma de obter ajuda especializada, garantindo um melhor direcionamento.


Como se já não houvessem motivos suficientes para atentar à importância deste profissional, há também o fato de que ele contribui para a maior valorização do seu imóvel. Portanto, se você deseja evitar perda de tempo e propensão a erros durante sua obra, confie essa tarefa a um arquiteto. Sua contratação não configura um gasto supérfluo, mas sim um investimento, com a garantia de uma edificação ou reforma bem executados e com segurança. Ainda em dúvida se vale a pena? Confira este projeto de interiores de um apartamento.