Arquitetura

Cuidados ao escolher a localização da sua empresa

Se você está pensando em abrir um negócio ou mudar a sua empresa de local, já deve saber que a localização do estabelecimento é um ponto chave para o sucesso do seu negócio. E, como empresário, já tem plena consciência de quem é o seu público alvo, como você entrega seu produto ou serviço, qual é o orçamento disponível para a mudança e quais documentos irá precisar. Logo, nosso intuito neste texto não é dizer o que você já estudou e já sabe, mas apresentar os aspectos essenciais do ponto de vista arquitetônico e urbanístico que você deve considerar na hora de escolher a localização da sua empresa.


ZONEAMENTO e LEGISLAÇÃO

zoneamento
Antes de mais nada, você precisa começar do topo do funil. Os bairros que você está considerando implementar a empresa possuem no Plano Diretor de sua cidade o zoneamento e habilitação comercial? Comece a filtrar as suas opções por aí. O Zoneamento urbano de uma cidade são os usos permitidos pela prefeitura em determinados locais da cidade. Eles podem ser residenciais, comerciais, mistos, industriais, áreas de lazer, áreas verdes, etc. Então, consulte na sua prefeitura o zoneamento do local previsto para não ocorrer o erro de mudar para um local onde é permitido apenas residências. Hoje em dia a tendência é que as prefeituras criem mais Zonas de Uso Misto, onde são permitidas residências e comércios na mesma área. Por isso, a possibilidade de errar é pequena.

Outra consulta prévia importante a fazer na prefeitura é a Consulta de Viabilidade. Se você vai construir ou vai reformar uma edificação externamente, é preciso emitir esse documento para conferir oficialmente se o zoneamento do terreno está correto, qual é o mínimo de afastamento dos muros permitido para construir, quantos andares e qual a altura máxima permitida para a sua edificação. Não esqueça que o Plano Diretor normalmente é atualizado de 10 em 10 anos, então pode ser que as informações sobre um terreno tenham mudado e você deve reformar segundo o novo plano atualizado. Observação: depois da construção é preciso emitir as licenças de Vigilância Sanitária, Licença Ambiental, Vistoria do Corpo de Bombeiros, dentre outras que irão depender do tipo do seu negócio.


ACESSIBILIDADE


fachadas de lojas
Escolher um local acessível não é somente saber se há trânsito e estacionamento. Falar de acessibilidade é falar de facilidade e conforto a todos os tipos de usuários, sejam seus funcionários ou seus clientes. Do ponto de vista dos funcionários, é importante escolher um local que seja próximo de serviços que possam oferecer alimentação, lazer e funcionalidades para o antes e o depois do expediente. Além disso é fundamental que existam linhas e pontos de ônibus próximos, sendo o acesso por ciclovias um grande bônus para as pessoas e para a cidade.

Se o seu negócio é aberto para visitas e compras constantes de clientes, os itens citados no último parágrafo também são importantíssimos. Eles irão constar provavelmente em locais que gerem mais movimento de pessoas, gerando um fluxo e possibilidades de visibilidade da sua loja muito maiores. Para pontos comerciais de venda direta, prefira locais em que a edificação fique rente à calçada e não afastada. Caso esteja afastada, utilize o espaço em frente à loja para criar uma área de estar agradável para atrair mais pessoas.

Uma nova dinâmica das cidades, onde se evidencia mais a presença do pedestre do que a do carro, privilegia estabelecimentos localizados em calçadões ou ruas compartilhadas (calçadas no mesmo nível da rua). Já está comprovado que ruas que existem mais pedestres do que carros geram mais retorno para o comércio pois o pedestre tem mais tempo para ler anúncios, observar vitrines e se interessar pelos produtos expostos. Sendo assim, vamos detalhar um pouco melhor como dar mais visibilidade para seu estabelecimento.


POSICIONAMENTO E VISIBILIDADE

padaria com clientes
Mais importante do que a localização na cidade é a localização da empresa na própria rua. Para lojas, considere até em qual lado da rua ficar! Se o seu público alvo está indo ou voltando do trabalho, escolha um lado ou outro. Lojas de esquina possuem duas frentes, ou seja, o dobro de chances de serem vistas, e um ângulo visual muito maior. Considere também ficar próximo de outros estabelecimentos que dão mais movimento que o seu, até mesmo concorrentes, para atrair esse fluxo de pessoas. Recomendamos também não ficar em lugares de MUITO movimento de pessoas, como pontos de ônibus, pois as próprias pessoas podem formar uma muralha para a sua fachada.

Para empresas que não recebem clientes, a visibilidade não é tão importante. O que entra em jogo é o conforto e a produção dos funcionários.


CONFORTO

escritório
Quando o importante é o foco e a produção dos funcionários, você deve se preocupar em achar um local calmo, com poucos ruídos vindo da rua e que receba luz natural através das janelas. É importante saber qual é a orientação solar das fachadas, estando atento à insolação demasiada que entra no lado oeste pela tarde. Outra coisa importante é ter janelas em diferentes sentidos para que seja possível abri-las em certos momentos para existir uma ventilação cruzada de ar fresco. Nesse sentido, a natureza está aqui para nos ajudar e até para reduzir custos de luz e ar condicionado. Confira neste link um texto mais aprofundado sobre como criar um ambiente mais produtivo para seus funcionários.


SEGURANÇA

câmera de segurança
Onde há mais pessoas, há mais segurança. Se você está preocupado com esse fator, considere estar em grandes centros urbanos, onde as próprias pessoas serão vigias do seu estabelecimento, e a possibilidade de assaltos irá diminuir. Ofereça boa iluminação internamente e esteja em uma rua ou praça bem iluminada, fator que também influencia na sensação de vigilância e segurança.


INSTALAÇÕES

cabos dos prédios na rua
É muito difícil achar um local que você poderá usar 100% das instalações existentes, sem precisar fazer alguma mudança ou reforma. Nesse sentido, o ideal seria optar por um local novo, com materiais atuais, como revestimentos, fiações, esquadrias, louças e etc. Mas provavelmente a sua intenção é deixar esse local com a sua cara, então no fim não faz muita diferença se o edifício é velho ou novo. Tudo depende do seu projeto. Saiba que a parte mais “construtiva” de uma reforma representa de 30 a 40% do custo total da obra, o restante são itens que você pode controlar ao optar por diferentes marcas, mão-de-obra, etc. Nessas horas é bom contratar um arquiteto para não se complicar no planejamento.


ESPAÇO

escritório espaçoso

Por fim, o mais importante é saber se de fato o local do seu negócio tem espaço suficiente para ele funcionar. Por isso, faça uma lista de todos os ambientes que a sua empresa precisa, como por exemplo, salas de reuniões, áreas de lazer, mesas de trabalho, copa, banheiros e outros itens que irão variar de empresa para empresa. Calcule quantas pessoas irão ocupar o espaço, e aí sim você poderá ter uma estimativa da área necessária para começar a trabalhar. Não esqueça de prever que sua empresa pode crescer, então ter um espaço extra para expansões futuras pode ser uma boa ideia.


SOLUÇÃO FINAL



Como podemos ver, são muitos fatores a considerar ao escolher o local de trabalho da sua empresa. Não é uma decisão fácil de ser tomada, pois influencia não só no desenvolvimento da empresa, mas na sua própria vida e de seus funcionários. Aqui no CO STUDIO temos uma equipe de arquitetos especializada em projetos comerciais e corporativos que está disposta a – além de realizar o projeto da reforma – auxiliar na própria compra/aluguel do imóvel. Fazemos tabelas de possíveis custos, tempo necessário para reforma e calculamos o espaço necessário para determinado tipo de empresa, para que a escolha seja a mais assertiva possível. Não hesite em contactar um profissional, tirar suas dúvidas e até mesmo agendar uma consultoria.

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Lucas Passold

Lucas Passold é sócio, arquiteto, urbanista e gerente de projetos do CO STUDIO. Especializado em projetos colaborativos, traz inovação ao processo criativo e em como essa abordagem pode ajudar empresas a prosperarem através do design e da arquitetura.