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Marketing Digital

O nosso mundo está cada vez mais atencioso e com os olhares bem aguçados para as necessidades de todos. Antes, pautas de inclusão e acessibilidade, num âmbito geral, não eram levadas nem em questão. Já hoje, esses termos e cuidados são essenciais para uma comunidade e convívio mais empático. E nos meios de comunicação esse tema é mais do que importante. A acessibilidade digital e marketing inclusivo estão muito mais presentes e se tornaram a grande tendência para 2023.

São meios e caminhos da comunicação que fazem com que pessoas cegas, por exemplo, possam consumir um conteúdo por áudio, ou até surdos consigam ler uma publicação, campanha ou imagem de forma inclusiva com a descrição visual. Essas dores e obstáculos que Pessoas com Deficiência (PCD) acabam encontrando podem ser supridas ou amenizadas com uma boa estratégia e planejamento de comunicação.


Sendo assim, nós do CO STUDIO trouxemos alguns tópicos importantes para você entender tudo sobre esses temas, e não deixar dúvidas na hora de criar um conteúdo mais inclusivo e acessível a todo o seu público. Continue lendo!


O que é acessibilidade digital?

 Acessibilidade Digital e Marketing inclusivo: Mulher negra com abelos cursos cacheados até o final da orelha, olhando o celular nas suas mão. Ela está de camiseta azul claro.

Acessibilidade digital nada mais é do que o conceito de acabar com os empecilhos em relação ao consumo de conteúdo na internet. São diversos os obstáculos que Pessoas com Deficiência (PCD) acabam enfrentando durante o dia no meio digital, como acesso a sites, leitura de conteúdos e usabilidade em aplicativos.


Segundo uma pesquisa realizada pela W3C (World Wide Web Consortium), apenas 2% dos sites brasileiros são realmente acessíveis. E o mais curioso é que estima-se que no Brasil há mais de 45 milhões de pessoas com deficiência (IBGE). 


Idealizar e criar sites e conteúdos digitais acessíveis e inclusivos não é uma tarefa difícil. Com as novas tecnologias e o desenvolvimento diário de pesquisas e avanços, está cada vez mais fácil.


Por que investir em acessibilidade digital?


Por muitos anos, ocorreu a desvalorização da diversidade cultural e a inclusão, porém essa mudança de realidade está em processo de acontecer. A informação e a representatividade nesses espaços digitais precisam acontecer para que essa mudança seja concretizada.


Curiosamente, muitas pessoas com deficiência relatam que abandonam sites e redes sociais por conta dos obstáculos que encontram em relação à acessibilidade. Em contrapartida, tais pessoas também demonstram interesse em gastar seus dinheiros em lojas virtuais e marcas que abracem a causa de acessibilidade e inclusão. 


Como criar conteúdos acessíveis?

Acessibilidade Digital e Marketing inclusivo: homem negro sentado em um banco ao ar livre, ele veste um casaco cinza escuro e uma camiseta clara. Ele tem dreads amarrados em um coque. Ele está usando um fone de ouvido e com a mão sobre o fone, para escutar melhor. Um notebook está no seu colo, ele olha fixamente para a tela. Ao fundo, uma ponte desfocada e um dia claro.

Bom, já falamos sobre o que é acessibilidade digital e marketing inclusivo, sobre o porquê e para quem estes temas são tão importantes. Mas, o que precisamos falar agora, e que deve ser um ponto muito importante para você, é como criar esses conteúdos de forma acessível e inclusiva. Então, a seguir, vamos listar 5 dicas para você tentar praticar. Vamos lá?

1. Conheça os recursos e tecnologias



Hoje em dia, como já citamos, é muito mais fácil e prático incluir novas tecnologias mais acessíveis para o seu dia a dia de criação de conteúdo e divulgação da sua empresa. E mais do que isso, as tecnologias de inclusão de pessoas com deficiência estão cada vez mais desenvolvidas. 


Sendo assim, cegos conseguem hoje em dia acessar a internet por meio de softwares que leem a tela do celular ou computador. Em suma, essa leitura é por meio de uma “narração” do conteúdo mostrado na página. Já pessoas surdas, que usam a língua brasileira de sinais como seu idioma principal, possuem dificuldades para compreensão da língua portuguesa. 


Enfim, essas e outras realidades devem ser levadas em consideração na hora de produzir conteúdos na internet.

2. Conteúdo multiplataforma e multissensorial



Antes de mais nada, com tantos recursos a serem explorados, é muito interessante a produção de conteúdo no marketing digital que seja multiplataforma. Ou seja, se você criar um conteúdo em texto, porque não aproveitar e gravar um áudio? Ou, se você irá fazer um vídeo, porque não aproveitar e colocar uma descrição do conteúdo em forma escrita. 


Sendo assim, dentro de cada formato de criação, você pode deixar este conteúdo mais rico e multissensorial. Colocar legendas em vídeos, textos de blog com áudios e até imagens com descrições para os leitores.


3. Legende os seus vídeos



Este é um dos recursos principais que você deve seguir para começar a ter um marketing mais inclusivo. Legendar os seus vídeos, seja no Youtube, site, TikTok ou Instagram (Reels e Story). Sendo assim, O que mais vemos ultimamente são conteúdos em vídeo com falas sem legendas, o que impossibilita a absorção da informação para surdos, por exemplo.


Atualmente, redes sociais que possuem upload ou criação de vídeo na própria plataforma já garantem o recurso simplificado de pôr legendas. Afinal, simplificado porque nem sempre o que é falado é transcrito corretamente. Outra alternativa são aplicativos de edição de vídeos a parte, que possuem o recurso de legendagem. 


4. Faça descrições nas suas imagens



As imagens com informações – gráficos, fotos, ilustrações, etc – precisam conter uma descrição bem objetiva e imparcial por meio do atributo ALT. Então, esse recurso é para que as pessoas cegas e com baixa visão consigam acessar essas informações na internet, por meio dos leitores de tela.


Algumas redes sociais possuem essa alternativa dentro da criação de conteúdos, porém muitos perfis também usam a hashtag #ParaCegoVer com uma descrição da imagem na própria legenda.


5. Escreva textos de maneira acessível



Esta é uma dica bem importante e muitas vezes negligenciada. Formatar e escrever corretamente o texto do conteúdo facilitar – e muito – a vida de pessoas cegas ou com baixa visão. 


Sendo assim, evite fontes cursivas e serifadas, e simplifique a semântica do seu texto, pois quanto mais básico e simples for, melhor para os leitores. Então, alinhar o texto à esquerda é outro recurso bem interessante e prático que ajuda muito em relação à facilidade de leitura.


E então, vamos transformar a sua marca com Acessibilidade Digital e Marketing Inclusivo?


Acessibilidade Digital e Marketing inclusivo: Homem branco com barba castanha e cabelos curtos castanho está sentado no chão, encostado a um muro colorido azul e vermelho. Ele sorri para o notebook ao seu colo. Ele veste um suéter vermelho.

Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre acessibilidade digital e marketing inclusivo, pode já pode começar a praticar esses novos recursos e ferramentas. Abrace essa causa e agregue valor a sua empresa, incluindo todos os públicos com maior acessibilidade de consumir conteúdos.. 


O CO STUDIO é um escritório de criações compartilhadas que agregam valores às empresas e pessoas, gerando resultados extraordinários, através da cocriação entre marketing digital, design e arquitetura. Então, s podemos te ajudar! 


Quer saber mais? Contate a gente para uma conversa! E é claro, não esqueça de nos seguir nas redes sociais (@costudio.art) e de conferir nossas outras matérias no blog. Até a próxima!

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Design, Marketing Digital

Diante de tantas obras, projetos e reformas, uma construtora pode acabar deixando de lado a sua imagem perante o público externo. Porém, é preciso levar em consideração sempre a importância de uma boa identidade visual para se destacar no mercado, e passar a imagem certa para os futuros clientes. 


Se você possui uma construtora, incorporadora ou imobiliária, é imprescindível a importância de uma boa identidade visual na estratégia do seu negócio, e deve ser vista como prioridade junto a qualquer outro sistema dentro da sua empresa. Aqui no CO STUDIO nós sabemos que, quando a estratégia de uma boa identidade visual é bem pensada e exercida, muito mais facilitada é a conversão direta de clientes


Sendo assim, decidimos te ajudar a entender melhor sobre identidade visual para construtora, e toda a importância disto para o seu negócio. Continue lendo!


O que é identidade visual?

 Identidade visual para construtora - Logo do CO STUDIO

Antes de tudo, para que você entenda sobre esse assunto mais direcionado para a sua empresa, precisamos primeiro conversar sobre o que é identidade visual. Este é um tema bem recorrente quando o assunto é posicionamento e presença de marca.


Uma identidade visual é um grupo de elementos de design que tem como finalidade a comunicação da ideia, propósito, e missão da empresa para o público. Esses elementos são slogan, tipografia, as cores, o próprio nome e aplicação em peças gráficas de promoção.


Um exemplo dessa estratégia visual é a nossa marca aqui no CO STUDIO. Somos um escritório de criações compartilhadas, que visa a cocriatividade, a paixão, a multipotencialidade e a sinergia entre todos os colaboradores, clientes e áreas de atuação. Sendo assim, a nossa marca precisa transparecer tudo isso. 


Nossa logo possui uma harmonia entre três cores principais que significam nossas três áreas criativas dentro do escritório. O azul representa o marketing, o vermelho representa o design, e o amarelo representa a arquitetura. Juntas elas formam nosso nome. Nossas aplicações, apresentações e afins são a união dessas cores, seja de forma brusca ou até um degradê, para mostrar essa mescla de cocriação.


A importância da identidade visual para construtora


Isso tudo que conversamos pode ser aplicado a qualquer negócio e marca, incluindo construtoras, empreendimentos imobiliários e qualquer setor da construção civil. Nós, do CO, sabemos que uma boa imagem e presença de marca de uma construtora pode alavancar a procura de potenciais clientes e consequentemente as vendas e contratos fechados.


Como exemplo disto, temos o nosso case de Identidade Visual para a Antera Construtora. Concluímos um projeto com uma marca forte e que transmite confiança para seus clientes. Com um bom sistema de identidade visual, permitindo uma fácil aplicação da marca em virtude da sua responsividade. Trouxemos elementos relacionados a engenharia civil no seu símbolo, como ângulos e linhas retas, assim como o verde na sua paleta e que também faz ligação ao significado do nome e sua uma ligação com a natureza.


4 passos para uma ótima Identidade visual para construtora


Entendemos que você pode estar se perguntando “Quais os passos para seguir na hora de criar uma boa identidade visual para a minha construtora?”. Por isso, trouxemos aqui 4 itens indispensáveis que uma boa identidade visual para construtoras precisa se atentar. Continue lendo!


  • Branding book


O branding book, nada mais é, do que um documento de diagnósticos, avaliações e visões de futuro para a sua empresa. É aqui que nós incluímos o tom e voz da construtora, sua missão, visão e propósitos. Também, com a ajuda de profissionais, é agregado às pessoas – características em comum entre seus potenciais clientes – seus valores como empresa.


  • Naming 


Esta é considerada uma das etapas essenciais para a identidade visual, pois o naming nada mais é do que dar um nome a sua marca, que traduza tudos os serviços, posicionamentos e desejos que o negócio visa. Este é um processo que reúne inúmeras técnicas e metodologias para criar nomes impactantes.


  • Logotipo


A idealização de um logotipo é mais do que fundamental para que os seus potenciais clientes possam identificar e diferenciar a sua marca das outras inseridas no mercado. Uma empresa com um logotipo fraco ou feito de forma errônea pode transmitir uma visão de uma empresa sem identidade, sendo assim impossível de ser reconhecida pelos consumidores.


  • Cores


E por último mas não menos importante: as cores. As cores têm um incrível poder de se comunicar, pois gera vínculos emocionais, conexão e valores para os clientes. Por isso, uma boa paleta de cores para uma construtora deve ser elaborada dentro de um contexto estratégico, para passar seriedade, autenticidade e expertise.


E então, vamos (re)posicionar a sua construtora no mercado?


Agora que você já sabe um pouco mais sobre a identidade visual para construtora e o porquê de ser tão importante, você já pode começar a avaliar e procurar os pontos negativos e positivos do seu negócio, entendendo qual imagem você quer passar para os seus clientes. 


O CO STUDIO é um escritório de criações compartilhadas que agregam valores às empresas e pessoas, gerando resultados extraordinários, através da cocriação entre design, arquitetura e marketing digital. Nós podemos te ajudar! 


Quer saber mais? Contate a gente para uma conversa! E é claro, não esqueça de nos seguir nas redes sociais (@costudio.art) e de conferir nossas outras matérias no blog. Até a próxima!

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Design, Marketing Digital




Estamos procurando por mais uma pessoa para compor nossa equipe de profissionais criativos!


SOBRE NÓS


Somos um estúdio multidisciplinar focado nas interseções entre design, arquitetura e marketing digital, procurando sempre expandir nossa imaginação e ação para outros temas conforme cada projeto, através do compartilhamento e da cocriação.

Fazemos sempre o nosso melhor para combinar as habilidades de cada membro da equipe para obter resultados cada vez mais completos para nossos clientes. Captamos as essências das empresas, traduzindo seu DNA para os mais diversos meios visuais a fim de provar que uma experiência criativa de design é efetiva e essencial para o crescimento de um negócio.


O ano de 2022 foi de muito desenvolvimento para nós e prevemos um 2023 ainda mais próspero. Nesta caminhada, somos guiados pela paixão, cocriatividade, sinergia e multipotencialidade, valores que são indiscutíveis para nós.

Ah, e não queremos mentir: não existem chefes aqui. Nestes 4 anos de CO STUDIO, formamos uma pequena equipe de profissionais de diferentes áreas que trabalha colaborativamente para transformar grandes ideias em poderosas experiências visuais.



FAÇA PARTE DO TIME


Buscamos pessoa alinhada aos nossos valores, que goste de trabalhar em equipe e tenha paixão por design e marketing digital.

Para desempenhar o papel de estagiário de design e social media é necessário se identificar com o perfil dinâmico de agência, ter habilidade para se relacionar com diversos públicos,  estar disposto a aprender novas habilidades e se dedicar para o crescimento do estúdio e participar do desenvolvimento de projetos e estratégias cada vez mais completas de design e marketing, pois contamos com sua vontade de contribuição para desenvolver a área.


Aqui você terá a oportunidade de:

– Trabalhar, ensinar e aprender com uma equipe de personalidades e experiências diversas.

– Participar de projetos que abrangem áreas além do marketing como arquitetura, design gráfico e desenho urbano.

– Flexibilizar sua carga horária conforme sua rotina e demanda de projetos para que possamos sempre cocriar juntos.

– Trabalhar remotamente até decidirmos em grupo o melhor momento para uma volta presencial no ano que vem.

– Receber treinamento constante sobre softwares, metodologias criativas, gerenciamento de projetos, empreendedorismo e obviamente, marketing e design gráfico.

– Participar de todas as etapas de concepção de nossos projetos, desde o primeiro contato com o cliente, até a pós entrega.

– Participar de cursos de desenvolvimento pessoal com a equipe.

– Potencializar as suas aptidões e interesses pessoais na rotina de trabalho do estúdio.

– Ganhar uma camiseta do time.

– Folgar no dia do aniversário

– Usar as sextas-feiras para se dedicar ao desenvolvimento de novas habilidades e soft skills.

– Plano de Evolução, com possibilidades de aumentar sua bolsa e responsabilidade conforme seu desenvolvimento anual.

– Trabalhar remotamente até decidirmos em grupo o melhor momento para uma volta presencial.


 

Atribuições e responsabilidades:

– Atuar no desenvolvimento de estratégias para ações de comunicação junto ao time interno;

– Produzir conteúdos relevantes, que sejam interessantes ao público e que gerem engajamento;

– Participar de debates e estratégias de iniciativas para mídia social com base nos objetivos do cliente;

– Atuar no desenvolvimento e elaboração de projetos de identidade visual e comunicação para nossos clientes;

– Auxiliar na criação de relatórios e contribuir para os feedbacks sobre as necessidades dos clientes;

– Comprometimento com seus projetos.

– Cocriação e interação com a equipe.

– 25h semanais disponíveis.

– Ter noções de fotografia, photoshop, illustrator e indesign.

– Desejável morar em Florianópolis pois pretendemos voltar ao trabalho presencial em 2023.


Não se preocupe, mesmo que alguns desses itens não façam parte da sua experiência, teremos um grupo de pessoas ao seu redor para lhe ajudar quando for preciso. Afinal, queremos compartilhar com o mundo o que compartilhamos entre nós.


Aguardamos o seu currículo/portfólio lá na nossa caixa de email: contato@costudio.art.br

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Marketing Digital

Nos dias atuais, a autenticidade e originalidade são cada vez mais importantes para uma marca, pois diversos negócios nascem diariamente. Para contornar essa situação, aqui no CO STUDIO, sabemos a importância de uma estratégia de marca forte  perante a concorrência, e uma dessas manobras é a identificação clara do DNA da sua marca. Mas afinal, você sabe o que é DNA da marca?

O DNA da marca é muito importante e básico para o seu posicionamento no mercado e garante uma imagem forte para o público, estreitando a conexão entre o seu empreendimento e os seus clientes. Justamente por isso, ele precisa ser identificado e utilizado de forma estratégica.

Para te ajudar a entender melhor esse assunto, e não surgir mais dúvidas em relação a esse tema, vamos conversar sobre o que é o DNA da marca e a importância disso para o seu negócio. Continue lendo!


O que é DNA de Marca?

Assim como na biologia, o DNA contém as informações que coordenam os direcionamentos e desenvolvimentos no universo corporativo. Sendo assim, o DNA da marca diz respeito à essência do negócio e a todos os aspectos que o compõem. A forma como se comunica, as estratégias de marketing e até a imagem que a empresa quer mostrar no setor do mercado.


Resumidamente, o DNA da sua marca irá determinar todos os próximos passos que você irá tomar em relação ao seu negócio. Por isso, precisa ser desenvolvido ou identificado precisamente com a ajuda de profissionais da área.

O que é DNA da marca? Entenda a importância disto para o seu negócio


Mas então qual a sua importância?

O DNA da marca pode ser considerado um grande conceito capaz de criar uma forte tendência de consumo do seu negócio. É o importante fator que pode fazer com que o seu público escolha a sua marca ao invés da do concorrente, por exemplo. Por mais que a qualidade do produto ou serviço seja levada em consideração, o aspecto de identificação e posicionamento é fundamental para essa decisão de mercado.

Sem um DNA bem definido, você acaba criando decisões e estratégias não embasadas, e seu negócio pode se transformar em uma grande confusão para seus clientes. Uma organização que conhece o seu próprio DNA tem o que é preciso para entregar produtos ou serviços que agreguem valor


Como identificar o DNA da marca?

Para você identificar com mais clareza o DNA da sua marca, primeiramente indicamos que seja feita uma análise do histórico e valores da empresa. Toda empresa tem uma trajetória, e isso é um dos aspectos cruciais para o desenvolvimento do DNA de uma marca. 

Identificar a voz da marca é essencial. Todo negócio tem a sua própria linguagem e os clientes sabem disso. Reconhecer a sua identidade no mercado é o principal caminho para identificar o DNA. Assim, será muito mais fácil criar campanhas e estratégias de marketing segmentadas para um público específico: o seu público.

Mas a identificação do DNA  não se limita apenas a esses dois pontos. Há muitos outros que podem contribuir para um resultado mais assertivo do posicionamento e diretrizes da sua marca.


E por último: como criar o DNA?

Você precisa começar pelas respostas de diversas perguntas importantes durante todo o processo de criação do DNA. Essas respostas deixarão muito mais claro para você qual o real motivo da sua empresa existir, e qual é o principal legado que quer construir

Entretanto, não se pode fazer isto sozinho. Esse processo precisa ser totalmente colaborativo, para representar o maior número de colaboradores e idealizadores. Além disso, se você não tem experiência na área de marketing e publicidade, fica muito difícil criar o DNA que tanto precisa. 

Para isto, o ideal é contratar empresas especializadas em serviços de marketing, pois pode acelerar esse processo para você e sua empresa, deixando tudo ainda mais assertivo. Aqui no CO STUDIO nós possuímos além de uma equipe especializada em arquitetura e design, oferecemos serviços de marketing, feito por um time de especialistas nesses conhecimentos. 


Vamos COCRIAR juntos?

Agora que você já sabe tudo sobre o que é DNA de uma marca e como este assunto é importante para o seu negócio, o que acha de começar a investir na experiência que seus clientes e colaboradores terão com o propósito da sua marca?  

O CO STUDIO é um escritório de criações compartilhadas que agregam valores às empresas e pessoas, gerando resultados extraordinários, através da cocriação entre design, arquitetura e marketing digital. Nós podemos te ajudar! 

Quer saber mais? Contate a gente para uma conversa! E é claro, não esqueça de nos seguir nas redes sociais (@costudio.art) e de conferir nossas outras matérias no blog. Até a próxima!
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Design, Marketing Digital

Se você tem um negócio na área gastronômica – como um restaurante, por exemplo – já deve ter se questionado sobre o que é necessário para atrair mais clientes ao seu estabelecimento. Com tantos restaurantes inaugurando a cada ano, os desafios para manter a clientela e se destacar no mercado são fundamentais para o sucesso do empreendimento. E uma das principais ferramentas para agregar valor ao seu negócio é o branding.

Sendo assim, vamos te mostrar 7 benefícios do branding para o seu restaurante, que tem o objetivo de trazer a sua marca para o mercado gastronômico e atrair ainda mais clientes para o seu negócio. Confira a seguir!


O que é branding?

Branding nada mais é do que a estratégia de gestão da sua marca. Trata-se de um conjunto de ações de marketing que investem em alguns pontos, como criação de identidade, posicionamento de marca e fortalecimento no mercado. Para a área de restaurantes – termo  conhecido como Branding Gastronômico – as estratégias acabam tornando o seu negócio na primeira opção que vem à cabeça dos clientes quando eles estão à procura de algum local para ir ou se alimentar.


Pode envolver desde logotipo, cores, técnicas diferentes, qualidade do atendimento e um dos mais importantes: a reforma e decoração do espaço do restaurante. É fundamental que o local físico do seu negócio transmita a mesma energia e posicionamento do branding que você planeja. Sendo assim, um projeto que liga essas áreas – arquitetura, design e marketing – é o mais indicado. Nós, aqui do CO STUDIO, temos experiência e equipe especializada nesse tipo de projeto de cocriação de sucesso.


Branding para restaurante: quais os benefícios?


Bom, agora que você já entendeu melhor o que é branding e toda a sua importância para o negócio gastronômico, vamos te mostrar todos os 7 benefícios do branding para o seu restaurante. Assim, você já vai estar ciente do quão necessário ele é para você atrair mais clientes e ter um empreendimento de sucesso. Vem conferir!


  1. Destaque-se da concorrência

Este primeiro benefício é com certeza o mais importante. Com tantos restaurantes e negócios pela cidade, estado e país afora, você quer que o SEU seja o destaque no cenário, não é mesmo? Com uma repaginada no branding e uma aplicação adequada, você pode conseguir isso. 


Essa vantagem vai alavancar muito os outros benefícios a seguir, pois se o seu restaurante estiver em destaque, tudo será mais fácil. Mas para estar em destaque, você precisa cuidar para que os próximos benefícios também estejam alinhados e em andamento.


  1. O famoso “Marketing boca a boca”

Com um branding muito bem aplicado, as pessoas irão se apaixonar ainda mais pelo seu negócio. E se uma pessoa se encantar, vai querer recomendar para mais pessoas. Em um mundo onde a influência e a informação são a base das relações, indicações e marketing “boca a boca” são ótimos para você conseguir ainda mais clientes e conquistar mais espaço no cenário local.


  1. Aumento da receita do negócio

Este é um dos benefícios mais esperados por todo empreendedor, não é mesmo? Ter mais lucros para conseguir investir mais e crescer financeiramente o seu negócio. Com um branding alinhado com a imagem que você quer para o seu restaurante, você atrai mais clientes e consequentemente mais dinheiro para a sua receita financeira. É bom demais!


  1. Criação de novas oportunidades com distribuidores e fornecedores

Distribuidores e fornecedores no ramo alimentício e gastronômico estão de olho em investir seus produtos nos melhores restaurantes, principalmente aqueles que possuem uma imagem e posicionamento de marca mais adequados. Então, o branding irá te ajudar a conseguir essas novas oportunidades para o seu negócio.


  1. Construção de conexões com negócios próximos da sua rede local

Aqui no CO STUDIO, nós estamos cientes que as conexões com outros negócios na região são fundamentais para o crescimento do nosso escritório. Sendo assim, é completamente benéfico para um restaurante essa troca e parcerias com outros locais, e essas conexões podem ser facilitadas por um branding bem articulado e aplicado. 


  1. Maior suporte à retenção durante a jornada do cliente

Um bom marketing pode ajudar você a lidar com as famosas retenções durante a jornada do cliente. Essa retenção é aquela onde a pessoa está de olho, pensa em virar cliente e comprar, mas desiste em alguma etapa do caminho. 

Se o seu restaurante tiver um branding feito especificamente para ele, desde a parte de marketing e design e combinados com a arquitetura, esses clientes em potencial ficaram encantados com o seu negócio, e não desistirão. 


  1. Atração de novos clientes para o seu estabelecimento

E por último, e totalmente ligado a TODOS os benefícios anteriores: o branding para o seu restaurante irá atrair muitos novos clientes. Isso tem relação com conectar-se com seus clientes onde quer que eles estejam, promovendo relacionamentos sólidos. 


Se seu restaurante estiver em destaque, tiver sucesso com um menor índice de retenção e uma aplicação de marca bem feita, será infalível para que novas pessoas achem seu estabelecimento, consequentemente consumindo seus produtos.



E então? Está pronto para repaginar o seu restaurante?

Agora que você já sabe todos os 7 benefícios do branding para o seu restaurante, está mais do que na hora de investir nessa ferramenta poderosa para elevar o nível do seu negócio. E nós, do CO STUDIO, podemos te ajudar nisso!

O CO STUDIO é um escritório de criações compartilhadas que agregam valores às empresas e pessoas, gerando resultados extraordinários, através da cocriação entre design, arquitetura e marketing digital. Para o seu restaurante, somos especialistas em desenvolver o melhor e mais assertivo projeto.

Se ficou interessado em saber mais, contate a gente para uma conversa! E não esqueça de nos seguir nas redes sociais (@costudio.art) e de conferir nossas outras matérias no blog. Até a próxima!


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Marketing Digital
Estamos procurando por um chefe para compor nosso time de chefes.

Somos um estúdio multidisciplinar focado nas interseções entre design, arquitetura e marketing digital, procurando sempre expandir nossa imaginação para outros temas conforme cada projeto, através do compartilhamento e da cocriação.

Na verdade, não queremos mentir. Não existem chefes aqui. Somos uma pequena equipe de profissionais de diferentes áreas que trabalha colaborativamente para transformar grandes ideias em poderosas experiências visuais pelo simples fato de amar o que fazemos.

Nós nos esforçamos para combinar as habilidades de cada membro da equipe para obter resultados cada vez mais completos para nossos clientes. Somos capazes de captar a essência das empresas, traduzindo seu DNA para os mais diversos meios visuais a fim de provar que uma experiência criativa de design é efetiva e essencial para o crescimento de um negócio.

Aqui você terá a oportunidade de:

– Trabalhar, ensinar e aprender com uma equipe de personalidades e experiências diversas.
– Participar de projetos que abrangem áreas além do marketing como arquitetura, design e desenho urbano.
Flexibilizar sua carga horária conforme sua rotina e demanda de projetos para que possamos sempre cocriar juntos.
– Assistir palestras, participar de workshops e dinâmicas gratuitos sobre Inovação, Economia Criativa, Marketing e Empreendedorismo, na pré incubadora Cocreation Lab.
– Trabalhar no Centro de Florianópolis, tendo acesso facilitado pelo transporte público, proximidade com diversos serviços, restaurantes e aquele barzinho amigo no final do expediente com a galera.
Trabalhar dentro de um museu e assistir exposições, shows e lançamentos a qualquer momento, no estilo “Uma Noite no Museu”.
Fazer networking direto com empreendedores criativos de outras empresas locais.
– Trabalhar de chinelo.
– Ganhar uma camiseta do time e ter seu próprio cartão de visitas.
– Open bar de café e impressora 3D.
– Remuneração conforme o número de projetos.

No momento, queremos trazer a experiência de um ESTAGIÁRIO EM SOCIAL MEDIA para a equipe. Você acha que se encaixa em nosso perfil? Adoramos pessoas criativas e dispostas a colaborar com seus colegas, sem ter medo de errar e com um pouco de experiência em Marketing Digital. Se trabalharmos juntos, você estará sujeito a todos os tipos de trabalho que se interessar, sendo que no momento terá mais contato com Gerenciamento de Redes Sociais, Produção de Material Gráfico, Programação de Postagens, Monitoramento de Estatísticas, Interação com Usuários de nossos clientes e do próprio estúdio. 

Já que você não terá chefe, terá que aprender e desenvolver algumas habilidades “autogerenciáveis”. Então, esperamos de você:

– Comprometimento com seus projetos.
– Gestão do seu tempo e dos projetos que participa.
– Orçamentação de projetos.
– Reunião e contato direto com clientes e fornecedores.
– Montagem de cronograma e planejamento dos projetos.
– Cocriação e interação com a equipe.
– Prospectar clientes quando possível.
– 20h semanais disponíveis.

Não se preocupe, mesmo que alguns desses itens não façam parte da sua experiência, teremos um grupo de pessoas ao seu redor para lhe ajudar quando for preciso. Afinal, queremos compartilhar com o mundo o que compartilhamos entre nós.

Aguardamos o seu currículo/portfólio lá na nossa caixa de email: contato@costudio.art.br.
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Design, Marketing Digital
Se você sente que possui uma empresa que oferece um produto ou serviço que as pessoas necessitam, mas mesmo assim não consegue alavancá-la no mercado, é provável que sua falha esteja no branding. Hoje em dia, com a competitividade cada vez maior, é primordial que as empresas encontrem maneiras de se destacar e conquistar seu nicho, seu público-alvo. Por esta razão, não é suficiente apenas oferecer seu serviço: é preciso que sua marca se posicione e ofereça ao consumidor uma identidade. No caso de novas empresas, o branding é um fator ainda mais decisivo, pois ajuda na criação de uma proposta consistente para que a marca se estabeleça no mercado.

Mas o que é branding?

O branding, portanto, é uma estratégia do marketing digital que engloba tanto a marca quanto as ações que serão feitas para gerenciá-la da melhor forma e, portanto, criar uma fidelização por parte dos consumidores. Dessa forma, engloba desde a confecção da marca até as ações diárias de marketing da empresa. Veja o exemplo da Padaria Pão à Mão, que fideliza seus clientes oferecendo ecobags para levar o pão comprado, potes de geleia personalizados, saquinhos de pão, dentre outros.


Mais do que os produtos que você vende, sua marca diz respeito à essência da sua empresa, ou melhor, o que os consumidores pensam quando se remetem à sua marca. Esta construção da percepção do consumidor cria uma espécie de inconsciente coletivo que pode fazer com que a empresa tenha uma imagem positiva ou negativa. Para construí-lo, no entanto, é necessário que a marca esteja consolidada em seu conceito, o que pode ser feito através do seu DNA.


DNA da marca

O DNA da marca é um procedimento realizado para personificar a marca, transmitindo suas características, atitudes e motivações, com o objetivo de refleti-lo na comunicação visual e, posteriormente, em seu branding. As sócias da Clínica Toque de Camomila possuíam muitos sonhos e personalidades diferentes que, através de uma boa conceituação e DNA, geraram desde o nome da empresa até a construção do espaço em que atendem os clientes. Algumas perguntas-chave podem ser feitas para ajudar você a identificar o DNA da sua marca:


Quais são as motivações e valores da sua empresa?

Para fidelizar consumidores e fazer com que eles escolham sua marca ao invés das outras, é preciso transmitir seus valores, seu propósito social. Isso fará com que as pessoas que acreditam no mesmo que você queiram consumir o seu produto – mesmo que ele seja mais caro – pelo fator de identificação que ele causa. Estabelecer a missão da empresa e por qual meio ela fará isso tem impacto direto nas suas ações de marketing.


Para quem o produto / serviço são voltados?

Em consonância com as motivações, a definição de um público-alvo ajuda a estabelecer componentes da comunicação visual, tais como: o tipo de linguagem utilizada, as cores da empresa, fontes da logomarca e a forma de atingir o público.


Um recurso utilizado é a elaboração de uma persona, ou seja, o perfil do cliente ideal com nome, idade, profissão, hobbies, interesses e sonhos. Essa definição de personas terá mais efetividade se realizada também para os investidores, fornecedores e funcionários, enfim, quaisquer agentes envolvidos na empresa. Essa materialização facilita no fortalecimento do conceito da marca, e justifica suas ações.


O que o diferencia das outras marcas?

Como já mencionamos, é importante encontrar formas de fazer a sua marca se destacar. O diferencial não precisa vir necessariamente do produto em si, mas pode vir do seu preço, da entrega do serviço, do atendimento, de brindes ao consumidor ou até mesmo da missão da sua marca, mas é importante deixá-lo claro: só assim sua marca se tornará memorável.


Uma vez detectado o DNA da marca, poderá ser formulada a etapa da identidade visual, que colocará em prática através do design todos os componentes acima descritos. Esta etapa compreende o logo, aplicações gráficas, tom de voz, manual de marca e estilo da empresa, que conectará de forma visual tudo o que a marca deseja transmitir.


Marketing Digital

Depois de respondidas as perguntas acima, metade do branding já está feito. O que falta agora é partir para a ação: como colocar em prática as ações que farão com que as pessoas assimilem sua marca da maneira como você deseja?


Essa parte da estratégia faz parte de transmitir o propósito da marca, e é a parte primordial do processo pois é através dela que os consumidores irão de fato se conectar com a empresa.


O branding necessita de um planejamento estratégico: ele precisa deixar transparecer o propósito social da marca e sua personalidade através da comunicação visual (logo, estilo, identidade), utilizando os mais diversos canais para chegar ao público. O Programa Eu & Você, por exemplo, apesar de ser um programa de televisão, fideliza seus clientes publicando os vídeos do programa também no Youtube e divulgando em diversas redes sociais. E todo esse conjunto precisa estar coerente para transmitir verdade, pois só dessa forma as pessoas comprarão de você ao invés do seu concorrente.


As ações de branding configuram um sistema complexo, mas que se bem executado, são capazes de projetar sua empresa no mercado. Elas estão baseadas em pesquisas de mercado, extenso planejamento, gerenciamento, e podem incluir necessidades de ajustes na sua empresa (adaptabilidade a novas mídias, novos mercados, novas tecnologias). Por isso, o mais recomendado é confiar este processo a um profissional que poderá fornecer um auxílio especializado para você e sua empresa.


Vale ressaltar que é importante realizar todas essas ações em conjunto pois, sem uma identidade de marca bem feita, dificilmente você conseguirá realizar um marketing que atinja o seu público alvo. E o caminho contrário também não é o ideal: de pouco adianta termos uma marca bem fundamentada e bem desenhada, se não aplicarmos ela com uma boa estratégia de marketing. Para ver exemplos da efetividade desse “pacote completo”, confira nosso portfólio e sinta-se confortável para solicitar um orçamento conosco.

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