Design
Importância das cores na criação da marca
Pense na cor vermelha, qual a primeira marca que vem a sua mente? Coca-Cola? Agora na cor preta… Nike? Roxo, Nubank?
A cor é muito importante para o desenvolvimento de uma marca, muitas vezes a escolha da cor não está ligada somente a identificação visual mas também para ajudar o cliente na tomada de uma decisão, por exemplo: o vermelho e o amarelo são cores que remetem a comida e é por isso que muitas empresas do ramo escolhem essas cores.
Vamos pensar em um exemplo: quais as cores do McDonalds? Adora me diga, qual o produto que se encaixa nessa paleta cromática? Eu já estou aqui imaginando uma bata-frita bem dourada e crocante dentro da embalagem vermelha…
Claro que fatores pessoais, contexto e experiência também são importantes para influenciar na escolha do consumidor e chamamos isso de psicologia das cores, ou seja, o estudo que analisa como as pessoas se comportam e se sentem em relação às cores.
PSICOLOGIA DAS CORES
As cores são importantes pois despertam emoções, chamam a atenção e ajudam na identificação de algo específico como nosso exemplo lá no começo da Coca-Cola.
As cores também ajudam a definir o segmento de atuação no mercado, por exemplo, empresas de produtos naturais ou com propósito sustentável tendem a utilizar mais o verde nas suas marcas já que este remete as plantas, saúde, orgânico…
Quando pensar em cores para a sua marca busque as que combinam com o seu propósito e valor, escolha tons que remetem a mensagem que você quer transmitir para o seu público. Vale dar uma conferida em nosso post sobre como criar uma marca memorável aqui no blog!
Faça pesquisas de mercado, analise a marca dos seus concorrentes para ver se o caminho escolhido está certo e teste paletas de cores e vá afunilando até chegar no que deseja.
Pensar a cor também é pensar no posicionamento e estratégia da sua marca.
Agora que você aprendeu um pouco sobre a importância das cores e viu que não é apenas para estética visual que tal entrar em contato para fazer a sua marca ou pensar em um rebranding?